Ouvir a Notícia
A Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Turismo, Meio Ambiente e Assistência Social se reuniu de maneira remota nesta terça-feira (11/05) para estudar o macrozoneamento do município. Com o intuito de fortalecer o conhecimento dos vereadores sobre o tema, uma apresentação preparada pelo assessor parlamentar, Rafael Romagnoli, contemplou informações sobre perímetro urbano, expansão da cidade, legislações municipais, como a própria Lei Orgânica, questões ambientais, etc.
Segundo os membros da comissão, este tipo de informação técnica é útil para que o Legislativo possa propor políticas públicas alinhadas com a situação real do município, além de levar contribuições consistentes para a reavaliação do Plano Diretor e outros projetos do Poder Executivo que tratam de assuntos relacionados. “É importante entender o macrozoneamento que define o crescimento da cidade e que impacta tanto nas políticas públicas de todas as temáticas de abrangência desta comissão. Justamente por isso trouxemos o tema à pauta”, fala a vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB), presidente da comissão.
Uma vez que o assunto é complexo, a comissão pretende manter os estudos de maneira semanal, agora em conjunto com a Comissão de Obras e Planejamento. “A ideia é pensar a cidade como um todo de forma contínua, levando em conta o interesse público”, afirma o vereador Sargento Laudo (PSDB), membro da comissão.
Também estiveram presentes no encontro virtual a vereadora Erika da Liga do Bem (Republicanos), relatora da comissão, e o vereador Marcelo Sleiman (DEM).
Para entender melhor: o macrozoneamento é um instrumento de planejamento urbano no qual o território da cidade é dividido em áreas com regras específicas de uso e ocupação do solo. Estas regras definem, por exemplo, que tipo e qual o tamanho de construção que cada lugar pode receber. O macrozoneamento acaba funcionando como um referencial geral ao município, conferindo uma coerência para sua lógica de desenvolvimento – e por isso é tão importante!
Publicado em: 11 de maio de 2021
Publicado por: Equipe de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara