Vereadores recebem certificado estadual por apoio a ações de combate ao tabagismo
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
17 de dezembro de 2025
O presidente da Câmara Municipal, vereador Cula (MDB), e os vereadores Welinton Japa (MDB), Lelo Pagani (PSDB) e Zé Fernandes (PSDB), representando o Legislativo, receberam um certificado da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Instituto Oncoguia, em reconhecimento à participação ativa e ao apoio às ações de saúde pública voltadas ao controle do tabagismo no município.
A certificação destaca o comprometimento do Legislativo com políticas de prevenção e conscientização sobre os riscos do uso do tabaco, considerado um dos principais fatores evitáveis de doenças graves, como o câncer, além de causar milhões de mortes em todo o mundo. A medida resultou, até o momento, em dez projetos de lei nos municípios participantes, dois deles de autoria dos vereadores botucatuenses já foram aprovados, o primeiro que cria a semana de conscientização contra o tabagismo no município e o segundo que obriga os estabelecimentos que comercializam produtos fumígeros derivados do tabaco a divulgarem a existência de tratamento gratuito ao tabagismo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O reconhecimento é resultado da participação dos parlamentares no projeto “Municípios Parceiros no Controle do Tabagismo”, realizado no mês de agosto, quando a Câmara Municipal sediou um encontro que reuniu vereadores e especialistas da área da saúde. A iniciativa é promovida pelo Instituto Oncoguia, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio da Coordenação da Política Estadual de Controle do Tabaco, com apoio da Umane.
Na ocasião, foram apresentados dados alarmantes sobre o impacto do tabagismo na saúde da população e debatidas estratégias para fortalecer políticas públicas de prevenção, controle e conscientização, reforçando a importância da atuação conjunta entre os poderes Legislativo e Executivo.
O projeto segue sendo levado a outros municípios do estado, mobilizando gestores públicos e parlamentares em defesa da saúde pública e da qualidade de vida da população.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011