Câmara aprova denominações de logradouros públicos e política de agricultura; dois projetos serão objetos de novas votações
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
02 de setembro de 2025
Na noite da última segunda-feira, 1º de setembro, a Câmara de Botucatu realizou a 29ª Sessão Ordinária da atual Legislatura. A reunião foi marcada pela aprovação unânime de três dos cinco Projetos de Lei em pauta — dois de autoria do Prefeito e três apresentados por vereadores — além de uma Tribuna Livre dedicada à 2ª Feira Literária de Botucatu (FLIB).
Projetos da Prefeitura
ADIADO! PL 61/2025 – Responsabilidade pelo derramamento de materiais em vias públicas
O projeto que propõe responsabilizar empresas e transportadoras por derramamentos de materiais em vias públicas de Botucatu, teve sua votação adiada por duas sessões, a pedido do vereador Abelardo (Republicanos). O adiamento tem como objetivo permitir a realização de reuniões com os caçambeiros da cidade, a fim de esclarecer pontos do projeto e tirar dúvidas sobre o descarte adequado de materiais. A proposta busca preservar a integridade das vias, evitar acidentes, promover práticas ambientalmente corretas e combater condutas negligentes.
PL 65/2025 – Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana
Outro destaque da noite foi o PL 65, que institui a Política Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana. O projeto tem foco na geração de renda, na segurança alimentar e na sustentabilidade ambiental. Segundo a justificativa, a agricultura urbana é uma ferramenta eficaz de inclusão social, aproveitamento sustentável de espaços urbanos, mitigação das mudanças climáticas e educação ambiental. A iniciativa também se mostra relevante para famílias em situação de vulnerabilidade social, podendo ser um vetor de transformação comunitária e melhoria da qualidade de vida.
Projetos da Câmara
PEDIDO DE VISTA! PL 66/2025 – Denominação da Ponte “Manoel Ferreira”
De autoria do vereador Zé Fernandes (PSDB), o projeto que denomina de “Manoel Ferreira” a ponte localizada entre as ruas Monsenhor Ferrari e Major de Moura Campos, na divisa entre o Bairro Alto e a Vila Leonor, foi objeto de um pedido de vista por seu próprio autor. Zé Fernandes explicou que novas informações sobre o homenageado devem ser incluídas na matéria. Uma outra votação deverá ocorrer na próxima plenária, visando a aprovação da denominação.
PL 68/2025 – Denominação do Campo “Paricimo Antônio Fogaça”
O Presidente Cula (MDB) e o Vice-Presidente Welinton Japa (MDB) apresentaram e tiveram aprovado o projeto que dá o nome de “Paricimo Antônio Fogaça” ao Campo de Futebol Society do Parque Tupy. Paricimo foi mestre de obras do DER e referência comunitária na Vila Maria e no Parque Marajoara, onde viveu por décadas. Também conhecido como “Pastor Fogaça”, deixou um legado de fé, solidariedade e compromisso com a população.
PL 69/2025 – Denominação da Quadra “Marcos Antônio Bento dos Santos”
Fechando a pauta legislativa, o presidente da Casa, vereador Cula, apresentou o projeto que denomina de “Marcos Antônio Bento dos Santos” a quadra poliesportiva situada na Rua Horácio Thadei, no Conjunto Habitacional Frei Fidelis. Marcos Antônio foi servidor da Prefeitura por mais de três décadas e é lembrado por sua atuação na limpeza pública, além de ter participado ativamente da vida esportiva e cultural da cidade.
Tribuna Livre: Feira Literária é tema de apresentação da UNESP
Conforme previsto no artigo 251 do Regimento Interno, a Sessão contou com participação na Tribuna Livre. Representando a Divisão de Biblioteca e Documentação da UNESP, a bibliotecária Darcila de Fátima Bozoni apresentou os objetivos, programação e expectativas para a 2ª Feira Literária de Botucatu (FLIB). A iniciativa cultural busca ampliar o acesso à leitura e fortalecer o vínculo entre a universidade e a comunidade local entre os dias 09 e 12 de setembro, no Campus da UNESP de Rubião Júnior. Durante sua fala, Darcila reforçou a importância da parceria entre instituições públicas, universidades, escolas e a sociedade civil para o sucesso do evento — e foi recebida com elogios e apoio dos parlamentares presentes.
A programação completa da FLIB pode ser conferida em: https://www.btu.unesp.br/#!/sobre/biblioteca/mais-de-nos/flib/
Pequeno e Grande Expediente
Durante o “Pequeno Expediente” da sessão, o plenário aprovou 23 requerimentos e 8 moções, com mais 3 indicações sendo encaminhadas. Já no “Grande Expediente”, diversos vereadores utilizaram a tribuna para abordar questões públicas, prestar contas de suas atividades e reforçar pedidos de melhorias em serviços municipais.
A 29ª Sessão Ordinária foi marcada pelo consenso e pela valorização de figuras que contribuíram de forma significativa para a história de Botucatu, além do fortalecimento de políticas públicas ambientais e sociais. Lembrando que todos os projetos e proposituras apresentados nesta plenária estão disponíveis para consulta na íntegra no site da Câmara de Botucatu
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011