Câmara de Botucatu encerra semestre com aprovação de cinco projetos

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

15 de julho de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na noite da última segunda-feira (14), a Câmara de Botucatu realizou sua última Sessão Ordinária antes do recesso legislativo de meio de ano. A reunião foi marcada por uma pauta extensa e debates intensos sobre temas de grande relevância para o desenvolvimento do município e o bem-estar da população. Ao todo, foram discutidos e votados cinco projetos de lei — três de iniciativa da Prefeitura e dois do Legislativo — além de 35 proposituras apresentadas pelos vereadores.

A noite também foi marcada pelas falas parlamentares na tribuna, durante o “Grande Expediente”. Os vereadores debateram temas cruciais para a Administração Pública e para a sociedade botucatuense. As falas abordaram questões como infraestrutura urbana, saúde pública, segurança, educação e políticas sociais, reforçando o papel fiscalizador e propositivo do Legislativo Municipal.

 

PROJETOS DA PREFEITURA

PLC 23/2025 – Alteração no Quadro de Pessoal da Prefeitura

Um dos destaques da noite foi a aprovação do Projeto de Lei Complementar que altera o quadro de pessoal da Prefeitura. A proposta prevê a criação de 20 cargos de psicopedagogo e 43 de auxiliar de educação, cargos esses vinculados à Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é aprimorar o atendimento educacional, promover a inclusão e o bem-estar psicossocial dos alunos e fortalecer a atuação pedagógica nas escolas municipais.

O projeto também amplia o número de vagas para cargos como psicólogo, técnico de segurança do trabalho e auxiliar administrativo, visando fortalecer áreas estratégicas como segurança e medicina do trabalho, além do desenvolvimento econômico. A proposta ainda valoriza a função de administrador de cemitério e adequa os critérios de escolaridade para o cargo comissionado de Supervisor de Programa Social.

 PL 55/2025 – Política de Controle Social de Animais de Grande Porte

Outro projeto aprovado foi o que institui uma política municipal voltada à posse responsável e manejo adequado de animais de grande porte, como bois e cavalos. A nova legislação tem caráter preventivo e educativo, e busca garantir a segurança pública, prevenir acidentes, proteger o meio ambiente e promover a ordem urbana e rural, coibindo práticas como o abandono de animais e o pastoreio irregular em áreas urbanas e de preservação.

PL 56/2025 – Utilização de Aplicativos de Transporte por Órgãos Públicos

Também foi aprovada a autorização para que órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta possam utilizar plataformas tecnológicas de transporte individual privado, como aplicativos de mobilidade, para deslocamentos a serviço. A medida visa modernizar a logística de transportes da Prefeitura, aumentar a eficiência, reduzir custos e proporcionar maior flexibilidade no atendimento às demandas administrativas. Apenas o vereador Abelardo (Republicanos) votou contra a matéria, alegando que sua escolha segue a vontade da população expressa em redes sociais. O parlamentar havia pedido adiamento da votação, porém, sua solicitação foi rejeitada pela maioria dos vereadores presentes.

 

PROJETOS DA CÂMARA

PL 54/2025 – Fios inutilizados em postes

De autoria do vereador Welinton Japa (MDB), o projeto aprovado altera a Lei nº 5.741/2015, e reforça a obrigatoriedade de retirada de fios inutilizados dos postes pelas concessionárias de energia elétrica e empresas de telecomunicação. A proposta promove maior clareza na legislação e ajusta as penalidades por descumprimento, com foco na segurança da população, na organização do espaço urbano e na estética da cidade.

PDL 11/2025 – Título de Cidadão Botucatuense a Carlos Alberto Cristofalo Filho

Por iniciativa da vereadora Érika da Liga do Bem (PSD), foi concedido o Título de Cidadão Botucatuense ao empresário Carlos Alberto Cristofalo Filho, reconhecido por sua atuação empreendedora e social no município. Radicado em Botucatu desde 2001, Cristofalo se destacou por sua contribuição ao desenvolvimento econômico da cidade, por meio da geração de empregos, arrecadação de tributos e participação em ações solidárias e emergenciais, como a reconstrução de áreas atingidas pelas enchentes de 2020.

 

A população pode acessar a íntegra dos projetos de lei, indicações, requerimentos e moções discutidos e aprovados nesta e em outras Sessões Plenárias diretamente pelo site oficial da Câmara Municipal de Botucatu: www.camarabotucatu.sp.gov.br.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia