Yoga ganha data oficial no calendário de Botucatu

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

08 de julho de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na noite da última segunda-feira (07/07), a Câmara Municipal de Botucatu realizou mais uma Sessão Ordinária no Plenário “Vereador Laurindo Ezidoro Jaqueta”. Entre os destaques da reunião legislativa, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 53/2025, de autoria do vereador Lelo Pagani (PSDB), que institui o “Dia Municipal da Prática do Yoga” no município, a ser celebrado anualmente no dia 21 de junho.

O projeto tem como objetivos principais conscientizar a população sobre os benefícios da prática do yoga para a saúde física, mental e espiritual, promover a qualidade de vida e incentivar a prática de esportes e a manutenção da saúde. A data passa a integrar o Calendário Oficial do Município de Botucatu e permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas com instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e demais entidades interessadas.

A justificativa apresentada pelo autor ressalta a importância da celebração, alinhando-se à resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que oficializou, em 2014, o Dia Internacional do Yoga, celebrado também em 21 de junho. A data coincide com o solstício de verão no hemisfério norte, marcado por seu simbolismo espiritual e pela transição para o período conhecido como Dakshinayana, na tradição yogi.

“Desde 2015, essa data tem sido celebrada em vários países com eventos públicos e sessões de yoga em grupo. Trazer essa mobilização para Botucatu é valorizar o bem-estar da nossa população”, defendeu o vereador Lelo Pagani ao apresentar o projeto.

 

PEQUENO EXPEDIENTE

Durante o Pequeno Expediente da sessão, os parlamentares aprovaram 33 proposituras, sendo:

  • 21 requerimentos com solicitações de interesse da comunidade;
  • 7 moções de aplausos e congratulações;
  • 5 indicações de melhorias e demandas da população.

 

GRANDE EXPEDIENTE

No Grande Expediente, os vereadores utilizaram a Tribuna para debater temas relevantes para a Administração Pública e para a população de Botucatu, destacando assuntos como infraestrutura urbana, saúde pública, educação, segurança e políticas sociais.

 

A população pode acompanhar a íntegra dos projetos de lei e das proposituras discutidas e aprovadas nesta e em outras Sessões Plenárias diretamente pelo site oficial da Câmara Municipal de Botucatu.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia