Cultura e Cuidado: Câmara aprova Semana da Cultura Japonesa e nova regra sobre descarte de materiais cortantes

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

01 de julho de 2025

Imagem de capa da Notícia

A Câmara Municipal de Botucatu realizou na noite da última segunda-feira, 30/06, a última Sessão Ordinária de junho. Ambos os Projetos em pauta, que discorreram sobre cultura e limpeza pública, foram aprovados por unanimidade dos votos.

Semana da Cultura Japonesa

A primeira matéria aprovada foi o Projeto de Lei nº 49/2025, de autoria do vereador Lelo Pagani (PSDB), que institui no município a “Semana da Cultura Japonesa”, a ser realizada anualmente na segunda semana de novembro.

A iniciativa tem como objetivos: promover a cultura, gastronomia e entretenimento japonês; homenagear personalidades japonesas, descendentes de destaque nas áreas esportivas, culturais, musicais e acadêmicas; e manter viva a cultura japonesa no município de Botucatu. As ações poderão ser desenvolvidas em parceria com instituições, sociedade e entidades.

“A colônia japonesa em Botucatu é forte, organizada, unida. Vocês demonstram isso”, disse o parlamentar autor do projeto aos presentes que ocupavam as galerias do plenário.

Limpeza Pública

A segunda proposta aprovada foi o Projeto de Lei nº 52/2025, de iniciativa do vereador Nuno Garcia (PODE), que altera a Lei sobre serviço de Limpeza Pública, com o objetivo de aprimorar a legislação quanto ao acondicionamento adequado de materiais perfurantes e cortantes, como cacos de vidro, no lixo domiciliar.

Na justificativa do projeto, o parlamentar ressaltou a necessidade de aprimoramento para proteção dos trabalhadores do serviço de coleta de lixo.

“Muitos acidentes com coletores de lixo na cidade. A ideia é deixar claro que é proibido descartar objetos perfurocortantes em lixo comum”, explicou o vereador.

Demais fases da Sessão

No “Pequeno Expediente”, os vereadores botucatuenses aprovaram 38 proposituras, sendo 25 requerimentos, 4 moções, 8 indicações e 1 voto de pesar. Já no “Grande Expediente”, os parlamentares fizeram uso da Tribuna para discutir temas de interesse da Administração Pública e da população.

Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras Sessões plenárias, bem como as proposituras aprovadas, podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara de Botucatu.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia