Legislativo municipal avança em pautas de interesse público e presta homenagem a professor
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
10 de junho de 2025
Na noite da última segunda-feira, 9 de junho, a Câmara de Botucatu realizou mais uma Sessão Ordinária com a presença dos onze vereadores. Durante a plenária, foram analisadas e aprovadas diversas matérias de interesse público, demonstrando o compromisso do Legislativo com o desenvolvimento do município.
Ao todo, foram aprovados 20 requerimentos, 7 moções, 5 indicações e 2 votos de pesar, além de três importantes projetos, que agora seguem para os próximos trâmites legais.
Projetos Aprovados:
1. Projeto de Lei nº 46/2025 – De autoria da Prefeitura, o projeto altera a Lei nº 5.940/2017, que trata sobre a proibição de pichação e afixação de cartazes e propagandas em espaços públicos e privados. A nova redação permite a veiculação de publicidade institucional, educativa e comercial em mobiliários urbanos e locais públicos, desde que autorizada pelo Poder Público. A medida busca equilibrar a preservação da paisagem urbana com a necessidade de divulgação de campanhas e geração de receitas para o município.
2. Projeto de Lei nº 26/2025 – Proposto pelo vereador Lelo Pagani (PSDB), o projeto cria no calendário oficial do município a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Tabagismo, a ser realizada anualmente na semana do dia 29 de agosto, data do Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo o parlamentar, o objetivo é reforçar ações educativas e de prevenção ao tabagismo, envolvendo especialmente escolas e unidades de saúde.
3. Projeto de Decreto Legislativo nº 9/2025 – De autoria do vereador Nuno Garcia (PODE), o projeto concede o Título de Cidadão Botucatuense ao Professor Doutor Chukichi Kurozawa. Natural de Martinópolis (SP), o homenageado é uma figura de grande destaque na área da agronomia, com uma longa trajetória acadêmica e científica na UNESP de Botucatu. Além disso, teve relevante atuação como consultor agrícola, educador e divulgador técnico, sendo reconhecido em todo o país por suas contribuições ao setor.
PROJETO ADIADO
O Projeto de Lei nº 48/2025 – De iniciativa do vereador Welinton Japa (MDB), que pretendia alterar leis municipais para reforçar a conscientização sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena em pipas, foi adiado a pedido de seu autor. O parlamentar justificou o pedido explicando que novas consultas em leis federais serão efetuadas para aprimorar a proposta. A matéria deve voltar à discussão na próxima sessão ordinária, a ser realizada em 16 de junho.
Lembrando que todos os projetos e proposituras discutidos nesta sessão estão disponíveis para consulta na íntegra no site da Câmara de Botucatu.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011