Movimento Maio Furta-Cor promove evento pela conscientização para saúde mental materna

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

25 de maio de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na manhã deste domingo, 25 de maio, o Movimento Maio Furta-Cor Botucatu promoveu uma caminhada pela conscientização para a saúde mental materna.

Organizado pela representante nacional do Maio Furta-Cor para Botucatu e região, Fernanda Bardela, e pela ativista da campanha na cidade, Mariana Moura, a “Marcha Furta-Cor” teve como local de partida o Corpo de Bombeiros, e seguiu pela Avenida Dom Lúcio até a Praça da Pinacoteca, onde as organizadoras, a vereadora Erika da Liga do Bem (PSD) e o prefeito Fábio Leite (PSD) comentaram sobre a importância do evento e da conscientização. O ex-vereador Marcelo Sleiman também estava presente no evento.

“A ideia surgiu quando a gente se encontrou e juntamos os nossos propósitos, que é cuidar da saúde mental materna”, disse Mariana.

“A Campanha Maio Furta-Cor é uma campanha que já existe há mais de 5 anos no Brasil e no mundo. É um assunto muito estigmatizado, o objetivo foi trazer essa visibilidade para a cidade. E Botucatu passa a fazer parte das mais de 150 cidades no Brasil que tem uma lei aprovada”, lembrou Fernanda.

“Maio é um mês importante de conscientização. Essa ação que está sendo desenvolvida hoje tem essa importância, de trazer a sociedade civil, o Poder Público, para uma discussão e estruturação de ações, nesse caso específico da saúde mental das mães”, afirmou o Prefeito.

O Maio Furta-Cor é uma campanha nacional que promove ações de conscientização sobre a saúde mental materna ao longo do mês de maio.

Projeto de Lei de iniciativa de vereadores

Projeto de Lei dos vereadores Erika da Liga do Bem e Valmir Reis (PP), virou Lei nº 6.753/2025 em maio deste ano.

“Essa passeata de hoje inicia um grande trabalho da Mariana e da Fernanda, e espero que Botucatu abrace essa causa e venha junto com a gente”, declarou a vereadora Erika.

A Lei estabelece que a Campanha “Maio Furta-Cor” seja incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental materna e incentivar a Administração Pública, entidades e sociedade para se engajarem nas campanhas sobre o tema.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia