Primeira sessão ordinária de maio é marcada por criação da Procuradoria da Mulher na Câmara

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

05 de maio de 2025

Imagem de capa da Notícia

Durante a 14ª Sessão Ordinária da atual legislatura, realizada na última segunda-feira (05/05), os vereadores da Câmara de Botucatu aprovaram por unanimidade dos votos o Projeto de Resolução Nº 2/2025, de iniciativa da Mesa Diretora, que instituiu a Procuradoria da Mulher no Legislativo Municipal.

A nova estrutura será um órgão independente, com a missão de promover os direitos das mulheres, combater a violência e a discriminação de gênero, além de fortalecer a participação feminina na política local. A Procuradora da Mulher será designada pelo Presidente da Câmara, com mandato vinculado à duração da Mesa Diretora. Caso não haja vereadoras em exercício, uma servidora poderá ser nomeada para exercer a função.

Entre as atribuições da Procuradoria estão: receber e encaminhar denúncias de violência contra a mulher; fiscalizar políticas públicas voltadas à igualdade de gênero; promover campanhas educativas; e atuar em cooperação com organismos nacionais e internacionais.

Segundo a justificativa da matéria, a medida representa um avanço institucional importante, alinhando a Câmara às boas práticas já adotadas em outras Casas Legislativas e reforçando o compromisso com a equidade e a cidadania.

As ações da Procuradoria da Mulher contarão com o apoio técnico da estrutura da Câmara e serão amplamente divulgadas pelos canais oficiais da Casa.

Ainda durante a plenária, os parlamentares aprovaram e deferiram 21 requerimentos, cinco moções, sete indicações e três votos de pesar. Já na fase do "Grande Expediente", os vereadores subiram em tribuna e fizeram pronunciamentos sobre diversos temas de interesse da comunidade. O “Projeto Musicalizando”, do Núcleo Assistencial Joanna De Angelis, foi um dos agraciados com uma Moção de Congratulações, e realizou uma bela apresentação musical nas galerias do plenário como forma de agradecer os vereadores!

Quer saber mais detalhes do projeto e das proposituras aprovados? Os documentos estão disponíveis para consulta na íntegra no site da Câmara de Botucatu.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia