Plenária pós-feriado prolongado é marcada por reestruturação administrativa da Câmara, do Conselho Tutelar e mais
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
23 de abril de 2025
Na noite desta terça-feira, 22 de abril, a Câmara Municipal de Botucatu promoveu uma sessão ordinária seguida de uma sessão extraordinária. Ao todo, foram aprovados seis projetos de grande relevância para o funcionamento da Casa de Leis botucatuense e para a Administração Municipal.
Durante a plenária ordinária, dois projetos de autoria da Mesa Diretora da Câmara foram apreciados e aprovados pelos vereadores. A primeira proposta (PLC 12/2025) tratou sobre uma política remuneratória no contexto da reorganização administrativa da Câmara Municipal. O objetivo é promover uma estrutura mais eficiente e condizente com as necessidades do Legislativo, garantindo a valorização dos servidores e a modernização da gestão pública, bem como reajustes nos vencimentos dos funcionários. Apenas o vereador Abelardo (Republicanos) votou contra a matéria, justificando que alguns pontos do projeto deveriam ser votados separadamente.
Já o segundo projeto (PR 01/2025) autorizou uma reestruturação organizacional e administrativa do legislativo, estabelecendo novas diretrizes para o funcionamento dos setores internos da Câmara, assim como um plano de carreira para os servidores legislativos. O vereador Abelardo votou contra o projeto, justificando o mesmo ponto levantado na primeira discussão.
Ainda durante a plenária, os parlamentares aprovaram e deferiram 22 requerimentos, três moções, quatro indicações e três votos de pesar. Já na fase do "Grande Expediente", os vereadores subiram em tribuna e fizeram pronunciamentos sobre diversos temas de interesse da comunidade.
Sessão Extraordinária
Já em sessão extraordinária, foram aprovados, primeiramente, dois projetos de alterações orçamentárias, modificando o Plano Plurianual (PPA - 2022/2025), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2025) e Lei Orçamentária Anual (LOA 2025). O projeto de lei complementar 10/2025 e o PL 25/2025, abriram um crédito especial suplementar até o limite de pouco mais de R$ 500 mil para o atendimento de demandas de diversas secretarias do Executivo Municipal.
Em seguida, o PL 11/2025 alterou o quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o intuito de readequar cargos e funções à realidade atual dos serviços prestados, fortalecendo as políticas públicas voltadas ao atendimento social da população.
E finalizando a sessão, o PL 31/2025 reestruturou o Conselho Tutelar de Botucatu, estabelecendo novas diretrizes para seu funcionamento. A reestruturação tem como foco o fortalecimento do órgão e o aprimoramento da proteção aos direitos das crianças e adolescentes no município.
Tribuna Livre
A sessão também contou com um momento especial de Tribuna Livre, com a participação do Dr. Marcelo Piacitelli, representante da OAB Botucatu. Ele abordou o "Dia de Defesa das Prerrogativas do Advogado", celebrado anualmente em 22 de abril. A data é um marco para lembrar a importância do respeito às prerrogativas profissionais da advocacia, essenciais para a garantia do amplo direito de defesa e para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
Quer saber mais detalhes dos projetos e proposituras aprovados? Os documentos estão disponíveis para consulta na íntegra no site da Câmara de Botucatu.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011