Primeira plenária de abril é marcada por homenagens, alterações orçamentárias e parecer do TCE

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

08 de abril de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na noite da última segunda-feira (01/04), a Câmara Municipal de Botucatu realizou sua 10ª Sessão Ordinária de 2025, marcada por votações importantes e homenagens a cidadãos que se destacam na comunidade.

Um dos destaques da pauta foi a aprovação do parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC 004302.989.22-3), que se manifestou favoravelmente à aprovação das contas da Prefeitura de Botucatu referentes ao exercício de 2022. A aprovação reforça a responsabilidade fiscal da administração pública municipal.

Durante a sessão, também foram votados e aprovados três Projetos de Decreto Legislativo com foco em homenagens:

  • Projeto de Decreto Legislativo Nº 2/2025, de autoria do Vereador Abelardo (Republicanos), que concedeu o Título de Botucatuense Emérito ao senhor Ramiro Vióla Vieira de Andrade, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição à cultura e identidade local, especialmente no campo da música sertaneja raiz.
  • Projeto de Decreto Legislativo Nº 3/2025, de iniciativa da Mesa Diretora, que concede a Medalha "Reconhecimento Comunitário de Segurança", honraria destinada a agentes de segurança que se destacam pelo comprometimento com a proteção da comunidade. A lista dos homenageados pode ser conferida em: https://botucatu.siscam.com.br/arquivo?Id=158485
  • Projeto de Decreto Legislativo Nº 4/2025, apresentado pelo Vereador Thiago Padovan (PSD), que concedeu o Título de Cidadão Botucatuense ao senhor Valerio Antonio Moretto, pelos relevantes serviços prestados ao município nas áreas social e empresarial, contribuindo com o desenvolvimento de Botucatu.

Logo após o término da sessão ordinária, foi realizada uma Sessão Extraordinária para a votação de dois projetos de autoria da Prefeitura:

  • Projeto de Lei Complementar Nº 7/2025, que alterou o PPA 2022/2025 e a LDO 2025, visando o atendimento das emendas individuais impositivas dos vereadores. As mudanças visam garantir que recursos sejam destinados conforme as demandas indicadas pelos parlamentares, fortalecendo a atuação legislativa no orçamento.
  • Projeto de Lei Nº 20/2025, que alterou a LOA 2025, prevendo ajustes orçamentários para áreas essenciais como Educação, Saúde, Esporte, Assistência Social e Governo, a fim de garantir o pleno funcionamento e execução de políticas públicas ao longo do ano.

Ainda durante a plenária, os parlamentares aprovaram e deferiram 17 requerimentos, oito moções, seis indicações e um quatro votos de pesar. Já na fase do "Grande Expediente", os vereadores subiram em tribuna e fizeram pronunciamentos sobre diversos temas de interesse da comunidade.

A sessão foi, também, marcada pela presença do Excelentíssimo Juiz de Direito, Dr. Josias Martins de Almeida Junior, o qual fez uso da palavra durante a suspensão da plenária. Em sua fala, o magistrado comentou sobre sua saída do Poder Judiciário Botucatuense e o legado que gostaria de deixar para a cidade.

Quer saber mais detalhes dos projetos e proposituras aprovados? Os documentos estão disponíveis para consulta na íntegra no site da Câmara de Botucatu.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia