Câmara aprova cinco projetos na última plenária de março

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

01 de abril de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na noite da última segunda-feira (31/03), a Câmara de Botucatu realizou sua 9ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Durante a reunião, cinco projetos foram aprovados, abrangendo temas como antecipação de pagamento de precatórios, doação de imóvel, políticas públicas para mulheres, incentivo ao esporte e homenagem a um ilustre cidadão.

O Projeto de Lei Complementar Nº 4/2025, de iniciativa do Prefeito, instituiu o “Programa de Antecipação de Pagamento de Precatórios” e criou a “Câmara de Conciliação de Precatórios” no âmbito municipal. O objetivo da proposta é permitir que o município negocie e antecipe o pagamento de precatórios – que são dívidas do setor público reconhecidas judicialmente –, trazendo mais eficiência e economia para os cofres públicos, além de beneficiar credores com pagamentos mais ágeis.

Em seguida, com a aprovação do Projeto de Lei Nº 15/2025, também de autoria do Prefeito, Botucatu fica autorizada a doar um imóvel para a Associação Comunitária João de Barro. A entidade atua em projetos sociais voltados ao desenvolvimento comunitário, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo a matéria, a doação do imóvel garantirá um espaço adequado para a continuidade e ampliação das atividades da associação.

De autoria da Vereadora Erika da Liga do Bem (PSD), o Projeto de Lei Nº 16/2025 alterou o artigo 4º da Lei 6.097/2019, que institui no município a campanha “Agosto Lilás”, voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher. Com essa alteração, passa a ser instituída a Semana Maria da Penha nas Escolas, um período dedicado a atividades pedagógicas e palestras educativas sobre a importância da Lei Maria da Penha e a prevenção da violência doméstica. O objetivo, segundo o projeto, é fortalecer a educação sobre o tema entre crianças e adolescentes, promovendo uma sociedade mais consciente e igualitária.

O incentivo ao esporte e ao turismo também foi tema da sessão. O Projeto de Lei Nº 17/2025, de autoria do Presidente Cula (MDB), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Circuito "In Bike", um evento esportivo voltado ao ciclismo que já vem sendo realizado na cidade e atrai participantes de diversas regiões. A oficialização da iniciativa valoriza o evento, incentivando a prática esportiva, o lazer e o turismo sustentável em Botucatu.

E finalizando a sessão, por meio do Projeto de Decreto Legislativo Nº 1/2025, também de iniciativa do Presidente Cula, a Câmara aprovou a concessão do Título de Cidadão Botucatuense ao Dr. Marcus Vinicius Bacchiega. Juiz e professor, Bacchiega consolidou sua carreira em Botucatu, contribuindo para a Justiça e envolvendo-se em atividades sociais, esportivas e acadêmicas. Destacou-se como Juiz Eleitoral na vacinação em massa contra a Covid-19. A homenagem reconhece seu comprometimento e dedicação à cidade.

Ainda durante a plenária, os parlamentares aprovaram e deferiram 27 requerimentos, cinco moções, quatro indicações e um voto de pesar. Já na fase do "Grande Expediente", os vereadores subiram em tribuna e fizeram pronunciamentos sobre diversos temas de interesse da comunidade.

 

TRIBUNA LIVRE

Além da votação dos projetos, a sessão contou com a Tribuna Livre, espaço destinado à participação popular. Nesta edição, a professora e pesquisadora Berenice Balsalobre apresentou informações sobre o MAGMA Museu, destacando a importância da preservação da memória e cultura local. O espaço tem se consolidado como um ponto de referência na valorização da história e da arte em Botucatu.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia