Câmara realiza evento sobre a Campanha da Fraternidade 2025

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

18 de março de 2025

Imagem de capa da Notícia

A Câmara Municipal de Botucatu realizou na noite desta terça-feira, 18/03, um evento relacionado à Campanha da Fraternidade.

Este ano, a campanha, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que perdura durante o período da quaresma (40 dias entre Carnaval e Páscoa), traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”.

A iniciativa busca incentivar uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente, promovendo a Ecologia Integral, que considera a interdependência entre todas as formas de vida e a justiça socioambiental.

O evento, conduzido pelo vice-presidente Welinton Japa (MDB) e pela vereadora Erika da Liga do Bem (PSD), contou com convidados que puderam abordar o tema da Campanha da Fraternidade 2025. Também estiveram na mesa de trabalhos o Reitor do Seminário Arquidiocesano e assessor da Campanha da Fraternidade, Padre Thiago Rodrigues Ferreira; o Professor João Carlos Cury Saad, e a Secretária de Meio Ambiente, Bianca Picado Gonçalves, representando o Prefeito. Os vereadores Abelardo (Republicanos), Carlos Trigo (MDB), Ielo (PDT), Thiago Padovan (PSD) e Zé Fernandes (PSDB) participaram no Plenário.

Antes das falas dos convidados, foi exibido um vídeo com a mensagem do Papa Francisco sobre o tema.

O Padre Thiago Ferreira falou sobre a origem da Campanha da Fraternidade e a relevância para a Igreja e sociedade.

“É um tema atual. Não só a Igreja deve se preocupar, mas toda a sociedade de forma geral. Porque quando falamos em Fraternidade e Ecologia Integral estamos pensando na nossa casa comum, o mundo em que estamos inseridos”, disse.

Em seguida, o Prof. Dr. João Carlos Cury Saad comentou sobre os diversos problemas ambientais e as futuras consequências sociais caso não sejam solucionados.

“É um tema que envolve todos os cidadãos, todas as criaturas. A grande reflexão é pensar no planeta como uma casa comum, que transcende o nosso município, nosso Estado, nosso país, é uma casa de todos nós”, relatou. 

Houve um momento em que o público pôde se manifestar sobre o tema, de maneira remota ou presencialmente.

O evento contou com transmissão ao vivo pelo site, Facebook, Youtube e TV Câmara Botucatu.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia