Em sessão extraordinária, Câmara aprova instituição do aniversário de Rubião Jr., alteração em lei, declaração de utilidade pública e oito denominações de ruas e equipamentos públicos
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
13 de dezembro de 2024
Na manhã desta sexta-feira (13/12), a Câmara de Botucatu realizou sua vigésima sexta sessão extraordinária da presente legislatura. Com a presença de dez dos onze vereadores (apenas o vereador Silvio esteve ausente), onze projetos de lei foram aprovados por unanimidade plenária.
As três primeiras aprovações do dia foram em relação a matérias encaminhadas à Câmara pelo Prefeito Mário Pardini, as quais denominaram equipamentos públicos do Parque Linear "Vereador Oswaldo Moreira Pagani".
O Projeto de Lei 163 denominou de “Mauro Cesar Teixeira”, a pista de skate do local. A justificativa do projeto acentuou a biografia de Mauro, bem como seu amor ao skatismo. Já o Centro Receptivo do parque recebeu o nome de "Charbel Gabriel Cury", a partir da aprovação do PL 166. A matéria destacou a trajetória de vida do homenageado, sempre movido pela fé, pela alegria de viver e pelo respeito às diferenças. Por sua vez, com a aprovação do PL 167, o campo de futebol society do espaço ficou denominado de “Manoel Batista da Silva (Manduca)”. O projeto salientou as grandes paixões do homenageado: o trabalho, a música e o futebol.
Os demais projetos aprovados na sessão foram de autorias legislativas.
Os PL’s 158 e 160, de iniciativa do vereador Marcelo Sleiman (MDB), nomearam de "Paulo Eduardo de Abreu Machado" a Rua 01, e de "Celso Marques Guimarães" a Rua 04 do Parque Tecnológico Fernando Bandeira de Mello Marins. Em tribuna, o vereador-autor da matéria comentou sobre a biografia dos homenageados.
Paulo Eduardo de Abreu Machado foi um destacado médico e acadêmico brasileiro. Sócio fundador de várias instituições importantes, incluindo a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), contribuiu fortemente para a medicina e a educação no Brasil.
Celso Marques Guimarães foi uma figura marcante na história do café brasileiro e um exemplo de dedicação familiar e empresarial. Recebeu o diploma de classificador e provador de café pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC) e atuou como diretor do Sindicato do Café no Estado de São Paulo.
O vereador Curumim (PSDB) também prestou suas homenagens com duas denominações de ruas no Residencial Carnieto II. A partir dos Projetos de Lei 162 e 164, as ruas 06 e 05 do bairro ficam denominadas de "Rua Sônia Maria de Oliveira Gabriel", e “Rua Nelson Gabriel", respectivamente. Em tribuna, o vereador-autor das matérias leu a biografia dos homenageados.
A proposta de homenagear Sônia com a denominação de uma via pública é justificada pelo seu impacto positivo na comunidade onde viveu com seu marido, o também homenageado Sr. Nelson. O casal foi exemplo de dedicação, espírito empreendedor e honestidade.
Curumim também apresentou, durante a sessão extraordinária, o Projeto de Lei 159. A aprovação da matéria institui o aniversário do Distrito de Rubião Júnior, a ser comemorando, anualmente, no dia 18 de fevereiro, no Calendário Oficial de Botucatu. A justificativa do projeto apresentou o histórico do conhecido distrito que hoje abriga a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB – UNESP).
Ainda neste contexto, o Projeto de Lei 165, de autoria do vereador Sargento Laudo (PSD), nomeou de "Sargento PM Amarildo Augusto de Oliveira” o prolongamento da Rua 02 no Residencial Jatobá. O vereador-autor da matéria comentou em tribuna sobre a biografia do homenageado, destacando sua trajetória na Polícia Militar do Estado de São Paulo, bem como sua incansável assistência e execução de atividades religiosas por Botucatu.
Em seguida, o Projeto de Lei 161, de iniciativa da vereadora Cláudia Gabriel (PSD), alterou o artigo 1º da Lei nº 6.690, que institui a Semana Municipal das Boas Práticas no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Segundo Cláudia, a mudança modifica o mês de realização da referida semana, de novembro para outubro, adequando, assim, à programação anual já preestabelecida pela Secretaria de Educação, tendo em vista que no mês de novembro ocorrem a maioria das provas externas, o que acabaria dificultando a realização das atividades previstas pela lei municipal de sua autoria.
E finalizando a plenária, o PL 168, de iniciativa da vereadora Rose Ielo (PDT), declarou como de “Utilidade Pública” a Associação Atua Cultura e Educação. Em tribuna, a vereadora-autora explicou que a entidade é uma associação civil, sem fins lucrativos e que tem por finalidade apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente através das atividades de educação profissional, cultural, ambiental e religiosa. Por tanto, reúne todos os requisitos para tal declaração. Vale lembrar que a declaração de utilidade pública funciona como um selo de credibilidade a entidades do terceiro setor e as habilita para pleitear verbas públicas municipais.
Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em suas íntegras no site da Câmara de Botucatu.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011