Câmara realiza audiência pública para tramitação da LOA 2025
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
22 de outubro de 2024
Na noite desta terça-feira (22/10), a Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara de Botucatu realizou uma audiência pública para discorrer sobre a tramitação da LOA – Lei Orçamentária Anual. A audiência foi conduzida pelos Presidente e Relator da Comissão, vereadores Curumim (PSDB) e Laudo (PSD), respectivamente. A Mesa também estava composta pelo Secretário de Governo, Luis Guilherme Gallerani, pela Secretária Adjunta de Fazenda, Tácita Mendonça, e pelo Diretor do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão Financeira, Leonardo Gêa Amaral.
O Projeto de Lei 115/2024, que estima a receita e fixa as despesas municipais para o exercício de 2025, já se encontrava em expediente na casa de leis botucatuense desde o final do mês de setembro. Agora, foi a vez de debater com a sociedade os ganhos e gastos do município, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Durante o evento, os vereadores presentes Alessandra Lucchesi (PSB), Marcelo Sleiman (MDB) e Palhinha (PSD) também apresentaram suas propostas de emendas à referida Lei. Aprovado em 2022, o orçamento impositivo prevê que os parlamentares podem apresentar emendas no valor de até 1,2% da receita corrente líquida do exercício anterior. Tal porcentagem pode ser usada para consignação de recursos voltados ao atendimento das emendas individuais impositivas, sendo que 50% deve ir, obrigatoriamente, para a área da saúde municipal.
O projeto que trata da LOA 2025 estima a receita e fixa a despesa em 747.499.000,00 (Setecentos e Quarenta e Sete milhões, Quatrocentos e Noventa e Nove mil reais) para o ano que vem.
A partir de agora, já com o parecer da Comissão de Orçamento, a matéria deve seguir para apreciação das demais comissões, e então para posterior deliberação do plenário. Vale ressaltar que a proposta orçamentária precisa ser apreciada e devolvida para sanção do Prefeito até o encerramento deste ano.
A população e os vereadores presentes puderam participar e realizar questionamentos durante a audiência, tanto de maneira presencial como remota.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011