Sessão Solene: Reverendo Clayton recebe Título de Cidadão Botucatuense
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
12 de julho de 2024
Na noite desta sexta-feira (12/07), a Câmara de Botucatu realizou uma sessão solene para entrega do Título de Cidadão Botucatuense ao Reverendo Clayton Leal da Silva.
De autoria Parlamentar, o projeto foi aprovado por unanimidade dos votos, dando origem ao Decreto Legislativo nº 395 de 14 de março de 2023, e representa uma das mais altas honrarias que o Poder Legislativo pode conceder. O título de “Cidadão Botucatuense” é destinado a pessoas que não nasceram em Botucatu, mas que tem grande e reconhecida contribuição à cidade.
Na sessão solene, acompanharam a entrega da homenagem vereadores, familiares, amigos, o Padre José Francisco Antunes, representando a Arquidiocese de Botucatu, além do Secretário Municipal de Saúde, representando o poder Executivo.
Quem é Clayton Leal da Silva?
Clayton Leal da Silva nasceu em 1964 na cidade de Presépio de Machado (MG). Ainda jovem, cursou Teologia e idiomas estrangeiros. Durante o período do Seminário (1984-1988), para ajudar a custear os seus estudos, viajou todo final de semana para trabalhar nas Igrejas. Após o término do curso, foi examinado pelo Presbitério Sul de Minas, onde foi aprovado para a licenciatura, período probatório de atuação no campo de trabalho, para a ordenação ao Ministério da Palavra e dos Sacramentos.
Na temporada de pós-graduação em 1992/1993, estudou no Instituto Ecumênico de Bossey, com em Genebra, na Suíça. Como parte dos estudos ecumênicos, estudou em Roma, Itália, nas dependências do Vaticano, onde teve aulas com o Cardeal Joseph Aloisius Ratzinger, que se tornaria o Papa Bento XVI.
Terminados os estudos em Genebra, voltou ao Brasil, foi comissionado, como Pastor titular, para o campo pastoral das cidades de Cerqueira César e Óleo, onde dividia o seu tempo entre o ministério pastoral, a finalização do mestrado e a presidência do Acampamento “Cristo é Vida”, em Avaré, que depois se tornou na Associação Ambiental “Asa Vida”, vinculada a Associação Bethel. Neste período foi eleito pela primeira vez Presidente do Presbitério de Botucatu e do Sínodo Sul de São Paulo, ambos da IPI do Brasil.
No início do ano 2000, deu inicio a sua formação de psicanalista, posteriormente fazendo cursos na mesma área na Universidade de Campinas (UNICAMP) e na Universidade de São Paulo (USP).
Atualmente, é Pastor titular da Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu. Desenvolve relacionamentos ecumênicos da Igreja com outras famílias religiosas da cidade, especialmente através da Celebração do Dia Mundial de Oração e da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e, por, várias vezes, participou da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Ademais, é o atual secretário de teologia da IPI do Brasil e assessor de Relações Internacionais e Ecumênicas da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, para o período de 2020 a 2024.
Lembrando que a sessão solene foi gravada e fotografada para arquivo próprio da Câmara, já que sua transmissão ao vivo pela TV e redes sociais foi vedada devido a imposições do Tribunal Superior Eleitoral.
Parabéns, Reverendo Clayton!
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011