Vereadores de Botucatu comparecem ao “Abraço na Sabesp”
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
12 de outubro de 2023
Na manhã desta quinta-feira (12/10), o presidente da Câmara de Botucatu, vereador Cula (PSDB), e os vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB), Lelo Pagani (PSDB), Silvio (Republicanos) e Marcelo Sleiman (União) foram até a sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Botucatu para participarem de uma ação comunitária contra a privatização da empresa.
Na ocasião, os parlamentares e manifestantes presentes se reuniram de mãos dadas ao redor do prédio onde atualmente funciona a Sabesp na cidade, simbolizando um abraço na instituição. O ato representa o posicionamento contrário ao processo que visa a privatização da empresa de água e esgoto.
Atualmente, o Governo do Estado de São Paulo possui 50,3% das ações da Sabesp. Um estudo feito pela Corporação Financeira Internacional recomenda que essa parte das ações seja vendida para investidores do mercado de saneamento.
De acordo com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), José Antonio Faggian, a privatização acarretará inúmeros malefícios para a população, bem como para os servidores da Sabesp: “A gente tem visto em outros locais onde houve a privatização uma piora na qualidade do serviço e um aumento de tarifas. Além disso, deve ocorrer uma precarização das condições de trabalho e eventuais demissões”, comenta.
Vale lembrar que na sessão ordinária da última segunda-feira (09/10), os vereadores Alessandra Lucchesi, Lelo Pagani, Rose Ielo (PDT), Palhinha (União) e Pedroso (União) apresentaram uma moção de repúdio à privatização, e receberam o apoio de populares em plenário.
Mas essa não foi a única manifestação deste tipo na Câmara de Botucatu. No último mês de abril, foi realizada uma audiência pública para debater a questão. O evento mobilizou deputados, vereadores, autoridades e população em geral, que majoritariamente se posicionaram contra o processo de venda da empresa
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011