Alteração em lei municipal, doação de terreno e denominações de logradouros públicos são aprovadas em sessão ordinária de 12 de junho
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
13 de junho de 2023
A sessão ordinária de 12 de junho na Câmara de Botucatu contou com quatro projetos em pauta, todos aprovados pela unanimidade do plenário.
Para iniciar a noite, foram debatidos dois projetos de iniciativa do Prefeito. O PL 49/2023 alterou um artigo da legislação que dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (Lei Municipal 6.171/2020). Agora, o artigo 7º diz que o Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal será um cargo ocupado pelo Chefe da Divisão – antes, deveria ser preenchido pelo diretor de departamento ligado à agricultura. Como explicou o vereador Silvio (Republicanos), líder do Prefeito na Câmara, a mudança é discricionária e se justifica pela própria criação do cargo de Chefe de Divisão, que antes não existia.
Em seguida, o PL 53/2023 autorizou a doação de terrenos no Distrito Industrial IV à Ropack Indústria de Embalagem Plástica, empresa que produz, com alta tecnologia, frascos de alta densidade para a indústria de alimentos, cosméticos, farmacêuticas e sanitárias. Ela está em processo de ampliação de suas atividades. Mais uma vez falando na discussão, o vereador Silvio lembrou que nos últimos meses o plenário aprovou diversos projetos deste tipo, “felizmente gerando emprego e renda e trazendo desenvolvimento para a cidade”, disse.
Já de iniciativa do Poder Legislativo, constavam na pauta dois projetos de denominação de logradouro público. De autoria do vereador Cula (PSDB), o PL 57/2023 batizou de Alcysio Canette a Rua 07 do Ecovilla Botucatu Residencial; por sua vez, de autoria do vereador Sargento Laudo (PSDB), o PL 58/2023 deu o nome de Antonia Pissinato Colete à Rotatória de Interligação localizada no Jardim Paraíso. Ambas as biografias dos homenageados com as denominações foram lidas em plenário.
TRIBUNA LIVRE
A noite de 12 de junho teve ainda uma Tribuna Livre, momento em que representantes da sociedade civil organizada podem falar de assuntos de interesse público. Desta vez, a médica pneumologista do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu, Suzana Erico Tanni, abordou o Programa INSPIRE – Saúde Respiratória.
“O Programa INSPIRE trabalha, a longo prazo, com um conjunto de ações que têm o objetivo de ofertar saúde respiratória e pulmonar à população, desde por meio de prevenção e educação (antitabagista, por exemplo) a mapeamento e acompanhamento de populações mais vulneráveis, facilitação de acesso a serviços e capacitação e reciclagem dos profissionais da rede de saúde”, explicou a profissional.
Ela também afirmou que o programa já está sendo executado pelo Hospital das Clínicas junto com a Secretaria de Saúde e adiantou alguns planos, como o lançamento de um aplicativo e ações nas escolas. Em seguida, vereadores puderam tirar dúvidas variadas com a médica, como sobre combate ao cigarro eletrônico, impacto da covid, luta contra o tabagismo e políticas públicas voltadas à saúde respiratória pulmonar.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011