Crescer Seguro: vereadores conhecem proposta e demandas atuais do projeto
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
27 de março de 2023
“Acidentes não são coisas do destino. Eles podem ser evitados”. Este é o lema do Projeto Crescer Seguro, implantado em Botucatu em 2009 e que funciona na CEI Rafaela Cristina Francisco Benato, no Jardim 24 de Maio. E foi lá que os vereadores Cula (PSDB), Marcelo Sleiman (União), Lelo Pagani (PSDB), Palhinha (União), Pedroso (União) e Sargento Laudo (PSDB) passaram a manhã desta segunda-feira, 27/03.
A visita foi conduzida pela idealizadora do Projeto e presidente da Associação Creare, dra. Maria Auxiliadora Macedo Gabarra, que falou sobre como surgiu a iniciativa, avanços, resultados e necessidades atuais.
Hoje, o Crescer Seguro recebe cerca de 1.300 crianças por mês, de 20 escolas municipais. A cada mês é trabalhado um tema em aulas teóricas, de campo e atividades práticas. Quedas, picadas de animais peçonhentos, queimaduras, sufocamento, afogamento e acidentes de trânsito são alguns dos assuntos tratados. “Nosso foco é a prevenção de acidentes e para que as crianças se envolvam e participem trabalhamos com teatro, bonecos, músicas, livro”, explica Maria Auxiliadora, destacando que essa metodologia garante maior assimilação dos conteúdos e torna as crianças multiplicadores da mensagem.
Segundo a especialista, acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças entre 1 e 6 anos e dados do Ministério da saúde indicam que cerca de 5 mil crianças morrem e 100 mil ficam hospitalizadas anualmente no Brasil em função de acidentes. “Esses números podem ser bastante reduzidos com cuidados simples, com informação”, salienta.
Para o desenvolvimento das atividades, o Projeto conta com coordenadora, monitoras, estagiárias e parcerias com as secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Assistência Social, Associação Paulista de Medicina e Guarda Civil Municipal. Bombeiros, Semutran e Cevap também colaboram com as aulas de campo. Para garantir melhores resultados, professores e pais também são atendidos, participando, no período noturno, de atividades com o mesmo tema trabalhado com as crianças de até 6 anos de idade, além de orientações sobre primeiros socorros em caso de acidentes.
Aproveitando a visita dos vereadores, a coordenação expôs as maiores necessidades do Projeto: um terreno para a construção da sede e a inclusão, no calendário escolar, de uma Semana de Prevenção de Acidentes. “Nós já conhecíamos o Crescer Seguro, é uma iniciativa muito importante, que merece todo apoio. A Câmara vai trabalhar para que consigam estas e outras conquistas, como um ônibus com motorista para transporte dos alunos e mais recursos humanos para desenvolver as atividades”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Cula.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011