Tribuna Livre sobre uso de drogas e alcoolismo é destaque na sessão de 13/02 na Câmara
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
14 de fevereiro de 2023
O “Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo” foi o tema da Tribuna Livre da sessão ordinária desta segunda-feira, 13/02, na Câmara de Botucatu. Comemorada em 20 de fevereiro, a data tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os impactos que o uso de substâncias ilícitas e o álcool geram na saúde dos indivíduos e na estrutura da sociedade. O tema foi abordado por Marcos Cação, presidente da Associação A Virada, que ressaltou a importância do debate, trouxe números e respondeu questionamentos dos vereadores.
Sem projetos na Ordem do Dia, as outras fases da sessão transcorreram normalmente. No Pequeno Expediente, além da leitura de correspondências recebidas e dos projetos que deram entrada no Legislativo foram deferidos 2 votos de pesar, encaminhadas 4 indicações e o plenário aprovou 18 requerimentos e 5 moções. No Grande Expediente, todos os vereadores usaram o tempo previsto no Regimento Interno para falar sobre temas livres.
Um pouco mais sobre a Tribuna Livre
Prevista no Regimento Interno, a Tribuna Livre acontece entre o Pequeno e o Grande expedientes das sessões ordinárias. Na noite de 13/02 ela foi ocupada pelo presidente da Associação botucatuense A Virada, Marcos Cação. Ele ressaltou a importância de debater o tema e trouxe números sobre o uso abusivo de álcool e drogas no Brasil. Emocionado, testemunhou um pouco de sua história e de como abandonou o mundo das drogas para se dedicar à recuperação de dependentes químicos.
“O que nos trouxe aqui é uma intenção: a de estimular na cidade eventos periódicos e atividades na Semana de Conscientização, que acontece em junho, e também organizar grupos de estudo de pessoas que se dediquem a esse tema o ano todo, em parceria com o Conselho e o Fundo Municipal das Drogas. É preciso criar espaços para que as pessoas possam pedir ajuda e se sentir acolhidas, sem julgamentos, para poderem mudar de vida”, declarou.
Alguns números:
. Alcoolismo: atinge 12% da população brasileira (22 milhões). De cada 20 pessoas com mais de 18 anos, ao menos 3 fazem uso abusivo do álcool.
. Drogas: em 2021, o SUS registrou 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas.
SERVIÇO
Em funcionamento em Botucatu desde 2021, a Associação A Virada é uma casa de apoio que acolhe e assiste familiares e dependentes químicos que desejam trilhar o caminho de recuperação. De segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas a entidade oferece atividades com assistente social, coach, personal trainer, laborterapia, atendimento individual e coletivo e disponibiliza estrutura para banho, alimentação e até roupas. A Virada também encaminha dependentes para internação em clínicas e espaços de reabilitação.
Quem quiser colaborar pode se tornar sócio da entidade, colaborando mensalmente com o valor que desejar.
Contato:
Telefones: (14) 3815.9936 e (14) 99831.7671
Visconde do Rio Branco, 12.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011