Câmara aprova denominações de ruas, homenagem a atiradores do TG e alteração em leis orçamentárias

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

08 de novembro de 2022

Imagem de capa da Notícia

Com 17 projetos em pauta, aconteceram na primeira segunda-feira de novembro (07/11) sessões ordinária e extraordinária na Câmara de Botucatu. Ao final, todas as matérias foram aprovadas de forma unânime pelos vereadores. Na Ordinária, projetos de lei denominaram 15 ruas do Residencial Oásis da Serra e um Projeto de Decreto Legislativo concedeu o Diploma “Atirador Destaque do Ano” a integrantes do Tiro de Guerra 02-048. Pauta única da Extraordinária, o projeto de lei complementar de autoria do Executivo alterou legislação orçamentária inserindo receita e despesa referente à Operação de Crédito realizada junto à Caixa Econômica Federal – Contrato de financiamento, já autorizado por Lei Municipal. 

A Sessão Ordinária começou com leitura, aprovação e encaminhamentos das proposituras do Pequeno Expediente, seguida dos pronunciamentos livres do Grande Expediente para então chegar à Ordem do Dia, que tinha 16 projetos na pauta.

Ao dar início à discussão e votação dos 15 primeiros, o presidente da Casa, vereador Palhinha (União), explicou que tratavam-se de denominações de ruas do Residencial Oásis da Serra homenageando artistas plásticos, "uma solicitação do loteador do empreendimento"  que foi acolhida pelos nove vereadores que dividem a autoria dos projetos de lei 77 a 91/2022: Alessandra Lucchesi (PSDB), Cula (PSDB), Marcelo Sleiman (União), Érika da Liga do Bem (Republicanos), Pedroso (União), Lelo Pagani (PSDB), Palhinha (União), Rose Ielo (PDT) e Silvio (Republicanos). Sem discussão, todos foram aprovados por unanimidade.

Em seguida, também de forma unânime o plenário aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº 17/2022. De iniciativa da Mesa da Câmara, ele concede o Diploma “Atirador Destaque do Ano” a três integrantes do Tiro de Guerra 02-048. Ryan Pereira Chaves – Praça Mais Distinta, Eric Pereira – Melhor Atirador Combatente e Gabriel Matheus Beloti – Melhor Aptidão Física receberão a homenagem ainda este ano.

 

Sessão Extraordinária

Pauta única da sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 22/2022, de iniciativa do prefeito, também recebeu aprovação unânime. Ele altera as leis complementares do PPA – 2022/2025 e da LDO/2023, inserindo receita e despesa referente à Operação de Crédito realizada junto à Caixa Econômica Federal (Contrato de financiamento autorizado pela Lei Municipal nº 6.274/2021).

O líder do prefeito na Câmara, vereador Lelo Pagani (PSDB), explicou que o recurso referente ao financiamento “vai ser usado na reforma do Hospital do Bairro, uma luta que saiu daqui da Câmara Municipal e foi acatada pelo prefeito. Legislativo e Executivo juntos em prol de melhorar a saúde pública por meio de um hospital municipal que vai atender nossa população”.

Em aparte, o vereador Marcelo Sleiman (União) complementou a informação, dizendo que a Câmara já havia aprovado projeto de autorização legislativa para que a Prefeitura pudesse contratar a operação de crédito junto à Caixa Federal. “O projeto que estamos discutindo hoje é apenas para suplementar a ficha que vai receber esses 18 milhões de reais”.

A vereadora Rose Ielo (PDT) também usou a palavra e deixou alguns questionamentos, sobretudo referentes à propriedade e direito de uso do imóvel. Ela afirmou que a informação de que o recurso será destinado para o Hospital do Bairro não está clara no Projeto e que no texto consta que o valor será usado para construção e reforma de equipamentos públicos. “A luta para que o Hospital do Bairro seja um hospital municipal é nossa, mas há questionamentos de como isso vai funcionar, porque já passou nesta Casa a cessão de uso por 35 anos que a Prefeitura fez daquele equipamento para o HC da Unesp. Essa é uma preocupação, mas acredito que isso já esteja sendo analisado pelos jurídicos para que não haja conflito depois”, reforçou.

Após a discussão o PLC também foi aprovado com votação unânime dos vereadores.

Imagem da Notícia