Luta antimanicomial é tema de tribuna livre na sessão plenária desta semana
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
24 de maio de 2022
A sessão ordinária de 23/05 contou com um momento de Tribuna Livre, ocupada pela representante do Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental, Débora Mendes de Araújo. Ela abordou a importância da luta antimanicomial (movimento que é comemorado no dia 18 de maio), que trabalha pelo cuidado em liberdade das pessoas em sofrimento psíquico ou com diagnóstico psiquiátrico. Em sua fala, defendeu os direitos humanos, a democracia, o SUS, a rede de atenção psicossocial e espaços adequados para atender a população.
A palestrante ressaltou o Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental como local de luta e debate, além do momento delicado de fragilização de direitos, de serviços e de investimentos públicos voltados a essas pessoas que precisam ser acolhidas. No final, chamou os vereadores para serem aliados nesta batalha. “Tratar não é trancar”, disse.
Como é de praxe, os vereadores puderam fazer perguntas e colocações sobre o assunto à palestrante, que respondeu na sequência. Todos se mostraram abertos a continuar os debates sobre a Luta Antimanicomial na Câmara.
O que é a Tribuna Livre? Espaço destinado à participação popular durante a sessão plenária, pode ser ocupado por representantes de entidades representativas da população, sem fins lucrativos e com existência legal, ou por cidadão acompanhado de abaixo-assinado constando, pelo menos, 50 assinaturas. A ideia é trazer temas de interesse do município à pauta de discussão. Ela pode ser requerida por preenchimento de formulário no site da Câmara. (www.camarabotucatu.sp.gov.br).
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011