Atendimento prioritário a autistas: comissões são favoráveis a projeto que melhora identificação visual do direito

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

17 de setembro de 2021

Imagem de capa da Notícia

Nesta quinta-feira (16/09) as Comissões de Defesa do Cidadão e dos Direitos Humanos e a de Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Turismo, Meio ambiente e Assistência Social se reuniram para analisar e emitir pareceres ao projeto de lei 51/2021. De autoria dos vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB) e Palhinha (DEM), ele propõe que a inserção do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (ETA) seja obrigatória nas placas de atendimento prioritário no município. Ambas as comissões concordaram com a importância da matéria e emitiram um parecer favorável em conjunto.

“A dificuldade de identificar pessoas com transtorno do espectro autista apenas pelas características físicas é uma barreira para que a sociedade entenda a necessidade de acolhê-las no atendimento prioritário. Com a inserção do símbolo nas placas que indicam esse atendimento, conseguimos garantir com maior clareza que o direito seja cumprido”, fala a vereadora Alessandra Lucchesi, autora do projeto e também presidente da Comissão de Saúde.

O símbolo mundial da conscientização ao autismo é representado por uma fita formada por peças coloridas de quebra-cabeça. De acordo com o projeto, seriam obrigados a incluí-lo nas placas indicativas de atendimento prioritário estabelecimentos públicos e privados, como supermercados, bancos, farmácias e lojas em geral.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Abelardo (Republicanos), Alessandra Lucchesi, Erika da Liga do Bem (Republicanos) e Rose Ielo (PDT).

Conheça as Comissões Permanentes da Câmara!

Imagem da Notícia