Atendimento prioritário a autistas: comissões são favoráveis a projeto que melhora identificação visual do direito
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
17 de setembro de 2021
Nesta quinta-feira (16/09) as Comissões de Defesa do Cidadão e dos Direitos Humanos e a de Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Turismo, Meio ambiente e Assistência Social se reuniram para analisar e emitir pareceres ao projeto de lei 51/2021. De autoria dos vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB) e Palhinha (DEM), ele propõe que a inserção do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (ETA) seja obrigatória nas placas de atendimento prioritário no município. Ambas as comissões concordaram com a importância da matéria e emitiram um parecer favorável em conjunto.
“A dificuldade de identificar pessoas com transtorno do espectro autista apenas pelas características físicas é uma barreira para que a sociedade entenda a necessidade de acolhê-las no atendimento prioritário. Com a inserção do símbolo nas placas que indicam esse atendimento, conseguimos garantir com maior clareza que o direito seja cumprido”, fala a vereadora Alessandra Lucchesi, autora do projeto e também presidente da Comissão de Saúde.
O símbolo mundial da conscientização ao autismo é representado por uma fita formada por peças coloridas de quebra-cabeça. De acordo com o projeto, seriam obrigados a incluí-lo nas placas indicativas de atendimento prioritário estabelecimentos públicos e privados, como supermercados, bancos, farmácias e lojas em geral.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Abelardo (Republicanos), Alessandra Lucchesi, Erika da Liga do Bem (Republicanos) e Rose Ielo (PDT).
Conheça as Comissões Permanentes da Câmara!
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011