Câmara debate projetos sobre orçamento municipal em audiência pública

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

20 de julho de 2021

Imagem de capa da Notícia

Já na primeira segunda-feira do período de recesso parlamentar de meio de ano, dia 19 de julho, a Câmara de Botucatu realizou uma audiência pública para debater projetos em trâmite que falam sobre o orçamento municipal. São eles: o projeto de lei complementar 6/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para 2022-2025, e o projeto de lei complementar 7/2021, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), base para a elaboração da Lei Orçamentária de 2022.

A audiência, comandada pela Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade, é uma exigência da Lei da Responsabilidade Fiscal, que determina que a elaboração e a discussão de peças orçamentárias envolvam a participação popular o máximo possível. Assim, os vereadores que compõem a Comissão – presidente Sargento Laudo (PSDB), relator Silvio (Republicanos) e membro Marcelo Sleiman (DEM) – e o presidente da Câmara, vereador Palhinha (DEM), iniciaram os trabalhos da noite esclarecendo o papel do Legislativo no debate, análise e votação dos projetos, assim como no próprio trâmite por qual eles passam.

Em seguida, os vereadores abordaram o que são o PPA e a LDO, inclusive exibindo um vídeo educativo produzido pelo Senado Federal. “O Plano Plurianual é a previsão orçamentária para os próximos quatro anos, prevendo o quanto a Prefeitura pretende arrecadar e quais serão suas despesas e investimentos em diversas áreas. Ele traduz o programa de governo que foi aprovado nas eleições, trazendo as demandas desejadas pela população. Já a LDO é apresentada anualmente para definir as prioridades do governo para o próximo ano”, explicou o vereador Silvio.

O Secretário Municipal de Governo, Fábio Leite, e o Secretário Adjunto da Fazenda, Luiz Guilherme Gallerani, também compareceram ao evento. Fábio Leite explanou sobre os projetos orçamentários, detalhando valores de arrecadação e despesa como já havia feito na audiência pública promovida pelo Poder Executivo em junho. Depois, eles ficaram à disposição para responder perguntas feitas pelos vereadores presentes ou que acompanhavam de maneira remota. O público também pôde participar com perguntas enviadas por WhatsApp.

Continue acompanhando!

Os projetos que tratam do Plano Plurianual 2022-2025 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022 continuam em estudo na Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade até no máximo 31 de julho, data final para que ela emita pareceres sobre as matérias. Até o dia 21 de julho, os vereadores também podem apresentar emendas aos projetos. O prazo final para votação em plenário do PPA e da LDO, assim como suas eventuais emendas, é 30 de setembro.

Imagem da Notícia