Pequeno Expediente de 16/03: projeto que cria o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) dá entrada na Câmara
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
17 de março de 2020
A sessão ordinária de 16 de março, marcada pelas medidas de prevenção ao contágio por coronavírus, não deixou de trazer à pauta assuntos de interesse da população. Assim, durante o Pequeno Expediente do encontro, deu entrada na Casa o projeto de lei 21/2020, de autoria do Prefeito, que pretende criar o Serviço de Inspeção Municipal, também chamado de S.I.M.
Subordinado à Secretaria Municipal do Verde, o serviço terá por atribuição a inspeção e fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal. Declarado como Serviço de Saúde Pública de natureza essencial, o S.I.M deve ser amplamente discutido na Câmara e com a população, uma vez que pode impactar produtores e comerciantes locais que trabalhem com animais destinados ao abate (assim como seus produtos, subprodutos e matérias primas), pescado, leite, ovo, produtos de abelha, derivados, etc.
“O S.I.M. tem um importante papel na promoção da segurança alimentar e nutricional da população, assim como na promoção do desenvolvimento econômico de empreendimentos, incluindo a agroindústria rural de pequeno porte e a produção artesanal, que beneficiam produtos de origem animal”, diz a justificativa do projeto.
Após ser recebido no Legislativo, o PL entra nos trâmites da Casa até chegar à apreciação e votação do plenário. No entanto, vale lembrar que, devido à pandemia de coronavírus, os prazos regimentais relativos ao processo legislativo foram temporariamente suspensos por 30 dias.
Aprovações de proposituras
Durante o pequeno expediente, os vereadores ainda aprovaram dois votos de pesar, 42 requerimentos e duas moções. Quer outros detalhes? A íntegra e a autoria de todos os requerimentos da noite estão disponíveis na aba “Proposituras” do site da Câmara.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011