Vereador pede adesão do município no programa nacional “Consultório de Rua”
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
31 de outubro de 2019
O vereador Paulo Renato [PSC] demonstrou preocupação com a saúde pública da cidade e encontrou em um programa lançado pelo Ministério da Saúde uma alternativa para Botucatu. Durante o seu espaço na última sessão ordinária, o vereador solicitou que a cidade busque sua adesão no projeto “Consultório na Rua”, que conta com um veículo doado pelo Governo Federal e equipe treinada para verificar as condições básicas de saúde de moradores de rua, atingidos pela falta de alimentação saudável e constante, higiene precária e a ausência de abrigo.
De acordo com o documento, os atendimentos são feitos por equipes multiprofissionais que contam com enfermeiros, psicólogos, assistentes, técnicos ou auxiliares de enfermagem, técnicos em saúde bucal, cirurgião-dentista, profissionais/professores de educação física ou profissionais com formação em arte e educação. O atendimento prioriza o cuidado no local, que busca atender não só nos problemas de saúde e sociais, bem como ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde [UBS]. Dependendo da necessidade do usuário, essas equipes também atuam junto aos Centros de Atenção Psicossocial [Caps], aos serviços de Urgência e Emergência e a outros pontos de atenção da rede de saúde e intersetorial.
A ideia do projeto é de que, quando é possível, o atendimento é feito na rua mesmo, com um primeiro diagnóstico, um curativo, por exemplo. O que precisa de mais privacidade pode ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde para continuar o atendimento de acordo com a necessidade do usuário. O documento foi encaminhado ao prefeito, Mário Pardini para eventuais análises.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011