Vereadora pede informações sobre prestação de serviços por conveniadas da educação municipal

Vereadora pede informações sobre prestação de serviços por conveniadas da educação municipal

28 de agosto de 2019

Imagem de capa da Notícia

 Seguindo com seu papel de agente fiscalizador do município, a vereadora Rose Ielo [PDT] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para destacar uma complexa questão. Por meio de um requerimento, ela cobra informações a respeito da prestação de serviços das Organizações Sociais conveniadas com a secretaria de educação, citando eventuais casos de exploração de trabalho. O pedido foi aprovado pelos demais legisladores.

De acordo com o documento, informações dão conta de que profissionais contratados pelas Organizações Sociais conveniadas com a prefeitura e que administram as creches, estariam em situação grave de exploração do trabalho. “As informações referem-se que as Organizações Sociais exigem a formação em pedagogia para contratarem os profissionais, mas, no contrato de trabalho, esses profissionais estariam sendo contratados como educadores, por 40 horas semanais e que, geralmente, esses profissionais trabalham com duas turmas de alunos fixas, uma de manhã, e outra à tarde. Não havendo HTPC, não havendo HTPL, e nem recesso, ou seja, não gozam de nenhum direito de professor, mas estariam sendo cobrados a trabalharem como professor”, explica Rose Ielo.

Ainda segue descrito no documento que há informações que haveria a diferença salarial de um professor concursado, em relação aos terceirizados, pois tais professores contratados como educadores terceirizados recebem o valor a cerca de R$ 7 a hora, enquanto uma professora concursada no serviço público ganha R$ 17 e trabalha efetivamente com crianças, 20 horas semanais. “Essa situação, se confirmada, demonstra irregularidade e possível descumprimento a LDB e demais leis que podem caracterizar burla na contratação de servidores públicos, no caso professores, até porque há informações de grande déficit de professores na rede de Educação Básica e infantil” completa a vereadora.

No documento encaminhado para a secretaria de Educação e com cópia para o Tribunal de Contas do Estado, a vereadora faz os seguintes questionamentos: Quais são as Organizações Sociais que têm convênio com a Secretaria Municipal de Educação para a prestação de serviços para Educação Básica e Infantil, especificando, quais delas atuam na oferta de vagas de creche e/ou berçários e etapas de ensino infantil; Informar o número de crianças atendidas e as etapas de cada escola terceirizada; Encaminhar esclarecimentos sobre as informações supracitadas e quais medidas serão realizadas.

Imagem da Notícia