Alessandra cobra informações sobre a temática da distorção da idade e série
Alessandra cobra informações sobre a temática da distorção da idade e série
01 de março de 2019
Direcionando sua atuação para temáticas relacionadas à educação municipal, a vereadora Alessandra Lucchesi [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para direcionar um questionamento relacionado à temática da distorção da idade e série na cidade. O pedido foi aprovado pelos demais legisladores.
O requerimento foi direcionado ao secretário municipal de Educação e também para a Dirigente Regional de Ensino, pedindo para que ambos analisem a possibilidade de realizar um levantamento de dados sobre o indicador de distorção de idade e série e quais ações vem sendo desenvolvidas para este público jovem com defasagem escolar nas redes de ensino em nosso município.
A vereadora destaca que o indicador de taxa de distorção idade/série utilizado no Censo Escolar indica o percentual de alunos que tem dois ou mais anos de idade acima do recomendado em determinada série, tendo como base a idade de seis anos estabelecida para ingresso no ensino fundamental. A cada quatro alunos da educação básica no Brasil um aluno está mais de dois anos defasado. “É um retrato muito importante. Um sintoma claro da crise de aprendizagem que o país vive e precisamos estar atentos ao nosso município para evitar este significativo indicador nas nossas escolas públicas”, explica Lucchesi.
Assim, a demanda apresentada pelas escolas públicas a esta Casa de Vereadores sobre jovens com distorção idade e série em Botucatu nos remete a questões como: Qual o percentual de alunos com distorção idade-série em nossa cidade? Quais ações o governo estadual e municipal investe para resolver este indicador? Quais os motivos sociais ou educacionais desta defasagem?
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011