Carlos Trigo sugere inovação para embarque autônomo de deficientes visuais no transporte coletivo
Carlos Trigo sugere inovação para embarque autônomo de deficientes visuais no transporte coletivo
06 de dezembro de 2017
Um sistema de sinalização eletrônica que permite que pessoas com deficiência visual possam solicitar, de forma autônoma e segura, o embarque na linha de ônibus desejada. Essa é a solicitação que o vereador Carlos Trigo [PDT] traz no requerimento 1193/2017, aprovado na sessão de 4 de dezembro.
O sistema já foi implantado em outros municípios e depende, basicamente de duas coisas: que os veículos do transporte coletivo estejam equipados com um aparelho receptor e que os deficientes visuais possuam transmissores portáteis para a comunicação. No requerimento, o vereador cita como exemplo o sistema DPS2000®, mas informa que já existem outros semelhantes e até mais modernos disponíveis no mercado.
O funcionamento é relativamente simples: o deficiente visual programa em seu transmissor as linhas de ônibus que utiliza com mais frequência e, quando está no ponto de ônibus, escolhe a linha desejada e ativa o transmissor, que passa a transmitir continuamente, por sinal de rádio, a solicitação. Quando o ônibus se aproxima do ponto, o receptor detecta o sinal e alerta o motorista de que um deficiente visual o aguarda na próxima parada. Ao parar no ponto, o alto-falante instalado no coletivo pronuncia repetidamente o número da linha, avisando o deficiente visual da chegada de seu ônibus.
“Hoje nós dependemos de terceiros para saber que ônibus está se aproximando ou, em alguns casos, temos que parar o veículo para perguntar. Este será um avanço muito grande para as pessoas com deficiência visual”, comenta o vereador.
Ele ainda sugere que a implantação siga o modelo de parceria adotado em outros municípios, em que as empresas responsáveis pelo transporte coletivo equipam a frota com os receptores e a Prefeitura adquire e distribui gratuitamente aos usuários com deficiência visual os transmissores portáteis.
O requerimento foi encaminhado ao prefeito Mário Pardini e ao Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, André Luiz Peres, com cópia para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Patrícia Kruppa Gellardi.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011