Rose Ielo defende continuidade de programa que fomenta iniciação à docência
Rose Ielo defende continuidade de programa que fomenta iniciação à docência
29 de novembro de 2017
A vereadora Rose Ielo [PDT] está preocupada com a situação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [PIBID e PIBID Diversidade], em vigência no país desde 2007 e que contribui diretamente para a formação dos futuros professores.
Segundo a vereadora, no Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA/2018, há previsão de cortes em programas da educação básica [cerca de 0,5% do orçamento do MEC]. “Além disso, até o momento está indefinido novo Edital e até a continuidade do PIBID para o próximo ano”, pondera.
Para Rose Ielo, a interrupção do PIBID e PIBID Diversidade poderá causar “prejuízos irreversíveis à formação de professores”, pois não só fragilizará a parceria de anos com cerca de cinco mil escolas públicas da educação básica em todo país, como também trará a retirada de aproximadamente sessenta mil bolsas nas instituições de ensino superior [IES], públicas e privadas, destinadas aos estudantes das licenciaturas, “o que pode agravar a evasão no ensino superior”.
A preocupação foi registrada na Moção 216/2017, de Apoio à continuidade do Programa sem cortes e sem interrupção para 2018, aprovada pela unanimidade dos vereadores. O documento foi encaminhado ao presidente do Senado, Senador Eunício Lopes de Oliveira, ao presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia e às Comissões Temáticas de Educação do Senado e da Câmara dos Deputados.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011