Câmara Municipal investe em sistema de captação e reuso da água da chuva
Câmara Municipal investe em sistema de captação e reuso da água da chuva
05 de outubro de 2017
A preocupação com questões ambientais é uma das prioridades da atual gestão da Câmara Municipal de Botucatu e pensando nisso, desde o início de setembro, o Poder Legislativo investiu na aquisição de um sistema de captação e reuso de água pluvial. O equipamento possui capacidade para armazenar 500 litros e todo conteúdo será utilizado para a limpeza interna e externa do prédio.
O equipamento adquirido pela Câmara Municipal é considerado uma das mais eficazes alternativas para economia de água. Seu funcionamento ocorre com a água da chuva sendo levada pelas calhas a um filtro, que elimina mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos. Um freio d'água impede que a entrada de água agite seu conteúdo e suspenda partículas sólidas depositadas no fundo.
Para o presidente do Poder Legislativo, a alternativa destaca o compromisso ambiental da Casa. “Há pouco tempo o vereador Sargento Laudo sugeriu a aplicação desse sistema em prédios da Prefeitura e baseado nisso e ciente do meu compromisso com a preservação ambiental, adotei a medida para a Câmara Municipal”, explica. “Mais importante do que a expressiva economia financeira é o sentimento de que estamos fazendo nossa parte dentro do que é possível”, conclui Izaias Colino.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas feito em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Ou seja, trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos e o armazenamento e reuso da água das chuvas vem se consolidando como a principal alternativa capaz de amenizar parte do consumo desenfreado da mesma.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011