Plano Diretor Participativo é aprovado em sessão ordinária nesta segunda, 2 de outubro
Plano Diretor Participativo é aprovado em sessão ordinária nesta segunda, 2 de outubro
03 de outubro de 2017
Depois de quase quatro meses de discussões com a sociedade, reuniões entre vereadores, entidades e técnicos, além de estudos variados em comissões internas, o Projeto de Lei Complementar 15/2017, que institui o Plano Diretor Participativo no município, foi aprovado em Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 8 de outubro.
O prazo máximo para votação do Plano Diretor, determinado pelo regimento interno da Casa de Leis, era dia 4 de novembro deste ano. Com o voto favorável de todos os vereadores, ele acabou aprovado mais de um mês antes da data limite. Além do texto principal, também foram apreciadas e aprovadas por unanimidade 106 emendas, 2 subemendas e 5 mensagens do Prefeito encaminhadas pelo Executivo.
“A aprovação do Plano Diretor foi um trabalho maiúsculo em parceria entre o Executivo e o Poder Legislativo. Acredito que conseguimos apresentar um bom Plano Diretor para a cidade, dando condições para que ela se desenvolva de forma sustentável, respeitando as questões ambientais e geográficas que temos. Certamente foi um grande ganho para todos”, comenda o presidente da Câmara, vereador Izaias Colino [PSDB].
A Sessão Ordinária da noite da segunda-feira, que tinha somente a votação do Plano Diretor na Ordem do Dia, contou com um público acima da média. Os vereadores que se manifestaram na tribuna durante a discussão e votação do projeto foram: Izaias Colino [PSDB], Carreira [PSB] e Rose Ielo [PDT]. Com a aprovação, agora o Executivo tem até 15 dias úteis para sancionar a lei que, a partir daí, deve entrar em vigor.
Para quem perdeu a transmissão ao vivo ou quiser revê-la, ela encontra-se disponível na íntegra no canal do YouTube da Câmara. A sessão ordinária também será reprisada a partir desta quarta-feira, às 9h e às 20h, todos os dias até a próxima semana, na TV Câmara Botucatu [canal 61.3 da rede aberta de televisão digital].
Importância do Plano Diretor
O Plano Diretor Participativo é um instrumento de desenvolvimento e planejamento dos municípios, previsto na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto das Cidades. Ele estabelece objetivos e estratégias a curto, médio e longo prazo em diversas áreas como educação, território, economia, meio ambiente, cultura, saúde, política, etc. Resumidamente, é um guia que diz como deve ser a nossa cidade.
O Legislativo também honrou com o “participativo”. Desde quando o projeto foi protocolado na Casa, no dia 23 de junho, seus cinco eixos temáticos foram tema de debate em seis audiências públicas, realizadas no mês de agosto e com média de 60 pessoas presentes em cada noite. Todos os encontros foram transmitidos ao vivo e continuam disponíveis no YouTube da Câmara.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011