Alessandra Lucchesi apresenta demandas relacionadas a acessibilidade na rede municipal de Educação
Alessandra Lucchesi apresenta demandas relacionadas a acessibilidade na rede municipal de Educação
18 de agosto de 2017
A bandeira da acessibilidade foi levantada pela vereadora Alessandra Lucchesi [PSDB] durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu. A legisladora, em parceria com o vereador Carlos Trigo [PSDB] encaminhou dois requerimentos cobrando informações relacionadas ao tema para a secretaria municipal de Educação. As duas solicitações foram aprovadas pelos demais vereadores.
O primeiro documento, encaminhado ao professor Valdir Paixão, pede para que seja encaminhada ao Poder Legislativo, uma relação que contenha os números de alunos com deficiência nas escolas municipais e a porcentagem desses por classes. A segunda demanda busca informações a respeito da existência de carteiras adaptadas destinadas aos alunos com deficiência física na rede municipal, respeitando o disposto nas legislações inclusivas escolares, como a Lei Estadual nº 15.830/2015.
De acordo com Alessandra, a política educacional inclusiva [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996] foi adotada com rigor em Botucatu, ampliando, assim, o atendimento de crianças com múltiplas deficiências, porém, tais demandas exigem dos professores e outros profissionais, mais atenção, cuidados e elaboração de programas educacionais específicos, além de condições ideais para que os mesmos se sintam confortáveis em sala de aula.
Luchessi afirma que a rede municipal de ensino vem investindo na estruturação de apoio ao atendimento, em sala de aula, dos alunos com deficiência, comprovadamente na contração de intérpretes e cuidadores. Além disso, existe a necessidade de que existam carteiras adaptadas, que ofereçam condições dignas a essa parcela de alunos. A vereadora pede também um número menor de alunos por classe, visando atender com maior qualidade os alunos com deficiência, tendo em vista que os mesmos possuem um ritmo de aprendizagem individualizado.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011