Rose Ielo apresenta requerimento onde questiona a ausência de médicos na UBS da Vila Ferroviária

Rose Ielo apresenta requerimento onde questiona a ausência de médicos na UBS da Vila Ferroviária

05 de dezembro de 2014

Imagem de capa da Notícia

A luta por melhorias na Unidade Básica de Saúde [UBS] da Vila Ferroviária segue na pauta da vereadora Rose Ielo [PT] que durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, apresentou um requerimento onde solicita do Poder Executivo, que o local possa contar novamente com médico Ginecologista e Clínico Geral, para que sejam retomados os acompanhamentos específicos que eram realizados na unidade.

De acordo com o requerimento, a UBS do referido bairro tem seus serviços executados pelo Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, com interveniência da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar [FAMESP]. Tal parceria foi estabelecida por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Faculdade de Medicina de Botucatu – Campus da Unesp.

A principal luta da vereadora é para que o local passe novamente a contar com médicos especialistas. “Desde o segundo semestre de 2012, há dois médicos a menos trabalhando na UBS, que são das especialidades de ginecologia e clínica geral. O problema é que sem os médicos, não existe atendimento adequado em uma unidade que atende aproximadamente quatro mil habitantes. Um número considerável pra existência do referido déficit”, explicou Rose Ielo.

O questionamento levantado pela legisladora, além da já citada ausência de profissionais, está no repasse da Prefeitura para a unidade. “Nesse período de dois anos, em que não temos médicos trabalhando no local, o convênio foi renovado pela Prefeitura e o repasse financeiro para os atendimentos e para a reposição dos profissionais fosse viabilidade, porém, até hoje não acompanhamos nenhuma solução efetiva para o caso. Pior para a população que segue sem o atendimento desejado”, concluiu a vereadora.

 

Imagem da Notícia