Carlos Trigo quer implantação de sistema de senhas para atendimento bancário com leitura do numeral

Carlos Trigo quer implantação de sistema de senhas para atendimento bancário com leitura do numeral

02 de outubro de 2014

Imagem de capa da Notícia

O vereador Carlos Trigo [PT] se mantem engajado na luta por melhorias para pessoas com deficiência. Seu foco durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal foi mais uma vez voltado para a acessibilidade de deficientes visuais, desta vez em bancos. O pedido é por um chamado sonoro com o número das senhas. O requerimento foi lido na íntegra durante a reunião e aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.

O requerimento do vereador trata da questão do atendimento bancário não só em Botucatu, mas em todo Brasil e as dificuldades enfrentadas por deficientes visuais. De acordo com o que descreve o documento, a grande maioria dos bancos, que se utilizam do sistema de senhas para definir a ordem de atendimento, não possui sinal sonoro que faça a leitura do número que acaba de ser chamado.

De acordo com o vereador, os deficientes visuais acabam dependendo da ajuda de terceiros em casos como o descrito. “O deficiente visual já depende do auxílio de um funcionário para retirar a senha do atendimento e no momento do chamado, acaba dependendo da ajuda de outros clientes para ser atendido, já que sem a leitura do número, não há como a pessoa saber, se não se levantar para ir perguntar”, justificou Trigo.

O pedido, encaminhado ao Banco Central do Brasil é de que o serviço se torne uma obrigação nas agências. “Já existem alguns bancos que se adequaram e utilizam o sistema com senhas por voz, garantindo o nosso acesso, mas ainda são poucos. Se todas as agências se equiparem com isso, registraremos resultados muito positivos, que vão melhorar significativamente a situação dos deficientes visuais em agências bancárias”, concluiu o vereador.

 

Imagem da Notícia