Fontão propõe a criação de Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz em Botucatu

Fontão propõe a criação de Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz em Botucatu

04 de setembro de 2014

Imagem de capa da Notícia

O vereador Fontão [PSDB] apresentou um interessante e curioso requerimento durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu e que foi aprovado pela unanimidade dos demais vereadores. Nele, o legislador propõe ao município, a criação de uma Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, um projeto inovador existente em pouquíssimas cidades do país.

A Universidade Aberta [UMAPAZ] tem como propósito, a difusão da educação socioambiental, visando contribuir para que integrantes de diferentes segmentos da população, de forma criativa, critica e autônoma, construam conhecimentos sobre a situação e perspectivas socioambientais e para que se capacitem a incorporar hábitos e estilos de vida amigáveis e compatíveis com a sustentabilidade da vida na cidade e no planeta.

A ideia do legislador é utilizar o espaço físico existente hoje na Escola do Meio Ambiente [EMA] de Botucatu. “Nós temos há quase 20 anos no município, uma estrutura fantástica na Escola do Meio Ambiente, hoje sob os cuidados da diretora Eliana Maria Nicolini Gabriel e que já é utilizada pelos alunos da rede municipal e que pode perfeitamente receber pequenas adaptações para a instalação da UMAPAZ nos mesmos moldes das existentes nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro”, explicou o vereador.

O requerimento foi encaminhado para avaliação do prefeito João Cury e da secretária de Educação, Alessandra Lucchesi, para que ambos considerem os benefícios da instalação da UMAPAZ em Botucatu, como a criação de cursos, minicursos, palestras, oficinas, atividades em grupo entre outras diversas atividades, todas voltadas para a sustentabilidade, meio ambiente, cultura e a paz.

 

Imagem da Notícia