Criação de um Conselho Municipal da Juventude é defendida pela vereadora Rose Ielo
Criação de um Conselho Municipal da Juventude é defendida pela vereadora Rose Ielo
27 de agosto de 2014
A vereadora Rose Ielo [PT] focou um de seus requerimentos apresentados durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, e que foi aprovado pela unanimidade dos demais legisladores, na juventude e nas políticas públicas voltadas para os mesmos, cobrando do Poder Executivo a criação de um Conselho Municipal da Juventude em Botucatu, baseada na legislação federal existente.
De acordo com o requerimento apresentado, em julho de 2013 o Governo Federal sancionou a criação do Estatuto da Juventude, que entrou em vigência em fevereiro desse ano. Tal Estatuto determina quais são os direitos dos jovens que devem ser garantidos e promovidos independente de quem esteja à frente da gestão dos poderes públicos. O documento define como jovens, pessoas que tenham idade entre 15 e 29 anos.
No entendimento da vereadora, tal estatuto detalha as garantias já previstas pela Constituição Federal. “Na Representação Juvenil já esta determinado que como direito à cidadania, os jovens têm direito à participação social e política e na formulação, execução e avaliação das políticas públicas da juventude”, afirma a legisladora.
Baseada nesse estatuto, Rose defende a criação do Conselho Municipal para que o mesmo possa atuar em Botucatu. “A criação de um conselho voltado para a juventude vai levar aos jovens, o Estatuto da Juventude e a partir disso, eles conhecerão seus direitos e deveres. Será no conselho que eles irão entender que o Estatuto pode ser um instrumento legal para reivindicação de melhorias para suas condições de vida”, justificou Ielo.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011