Audiência Pública debateu sobre implantação de Escola Legislativa em Botucatu

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

23 de agosto de 2013

Imagem de capa da Notícia

Na noite desta quinta-feira, dia 22, ocorreu na Câmara Municipal, uma audiência pública com o intuito de debater sobre Escola Legislativa e sua importância para o município de Botucatu.

A audiência foi realizada atendendo ao requerimento de n°513 de autoria dos vereadores João Elias, Curumim, Lelo Pagani, Josey e Valmir Reis, que julgaram ser o assunto merecedor de uma discussão junto a população.

A mesa de debates foi formada pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carreira, pelos vereadores João Elias e Curumim e por Jeferson Campos e Fábio Moutinho Bueno, respectivamente, vereador e Coordenador da Escola Legislativa do município de Taubaté.

Estiveram presentes, também, na audiência os vereadores Valmir Reis, Rose Ielo, Lelo Pagani e Reinaldinho.

O vereador Carreira deu início a audiência e o vereador João Elias explicou as razões da realização da audiência pública agradecendo o público presente formado por membros da sociedade civil e alunos do Supletivo de Ensino Médio da Escola “Dr. Cardoso de Almeida” ( Cardosinho ), coordenado pelas Professoras Theresa Toshika Kimura e Maria Isabel Donida.

Jeferson Campos e Fábio Moutinho explicaram aos presentes o funcionamento e objetivos de uma Escola Legislativa, bem como os benefícios oferecidos a servidores e população. “A Escola Legislativa é uma ação das Câmaras Municipais que oferece cursos a servidores e comunidade. É vinculada a Casa de Leis, porém com administração própria apartidária e sem interferência de vereadores. É uma organização com a função de formação e o desenvolviento profissional de maneira continuada, fortalecendo as práticas de instituições democráticas”, declara Jeferson Campos.

Questões sobre possíveis custos e cursos oferecidos foram levantadas, bem como parceria com o Senado, conforme ocorre com a Escola Legislativa de Taubaté. Vereadores e população formularam questionamentos que foram prontamente respondidos pelos integrantes da mesa de debates.

De acordo com os vereadores João Elias e Curumim, a audiência teve resultado positivo. “A Audiência nos proporcionou conhecer o que é, de fato, uma Escola Legislativa e quais os desafios e benefícios que trará a população. O nosso próximo passo será conversar com nossos colegas vereadores para ver a viabilidade de realizar um projeto que permita a implantação de este tipo de ação em nosso município. Foi realmente positiva esta reunião”, declara Curumim.

“No início desta legislatura, eu e o vereador Curumim visitamos a escola Legislativa de Taubaté com o objetivo de conhecer sua estrutura. Por tudo o que vimos, acreditamos que ter uma Escola Legislativa em Botucatu seria de extremo benefício para a nossa cidade, mas não poderíamos deliberar sobre isso sem consultar a população, por isso, nós pedimos a realização da audiência pública. Todos os presentes tiveram o espírito de cidadania e comprometimento em participar desta audiência que, ao meu ver, foi muito produtiva”, conclui João Elias.

 

Imagem da Notícia