Curumim pede Plano Municipal de Trânsito e Transporte Urbano

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

07 de maio de 2013

Imagem de capa da Notícia

 


Na sessão da Câmara Municipal realizada na última segunda-feira, dia 6, foi aprovado um requerimento de autoria do vereador Curumim [PSDB], que solicita ao Poder Executivo, a possibilidade de elaboração de um amplo Plano Municipal de Trânsito e Transporte Urbano que, complementarmente às diretrizes apontadas pelo Plano Diretor Integrado do Município de Botucatu, contemple soluções que, ao menos, diminuam o considerável impacto produzido pelos vários pontos de “estrangulamento” verificados atualmente no trânsito botucatuense.

O vereador defende seu pedido. “No município de Botucatu, com uma população de 127.370 habitantes, há um veículo a cada dois habitantes, números que fazem com que nossa cidade ocupe a lista dos municípios brasileiros com maior proporção de veículos por habitante. O número de pontos de congestionamento, verificados sobretudo nas principais vias de circulação da área central da cidade, é grande e sem dúvida um dos principais problemas urbanísticos de nosso município, especialmente pelo fato de que há muito tempo uma boa parte do sistema viário urbano botucatuense não consegue corresponder ao crescente e constante aumento da frota de veículos. Verificamos esse fato claramente no dia-a-dia, especialmente nos horários de pico. Embora a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana venha desenvolvendo um excelente trabalho, através de inúmeras intervenções no sistema viário, realização de campanhas de conscientização junto aos motoristas e diversas adequações visando melhorias no sistema público de transporte ainda há a necessidade de execução de um amplo projeto que aperfeiçoe e garanta padrões adequados de eficiência do sistema de transporte e trânsito para os próximos anos, sobretudo no tocante às áreas centrais do município, tendo tal projeto como específica analisar todo o atual sistema de circulação viária com vistas ao planejamento de diversas ações que, ao menos, diminuam o considerável impacto produzido pelos vários “estrangulamentos” enfrentados atualmente no trânsito botucatuense. É o que peço ao Poder Executivo”, informa Curumim.

Curumim destaca que embora o Plano Diretor Integrado do Município de Botucatu estabeleça as diretrizes para o sistema viário, mobilidade e transporte urbano, e mesmo levando-se em conta que o Poder Público Executivo tenha tomado nos últimos anos inúmeras medidas visando dar “fôlego” ao trânsito desta cidade, uma série de problemas pressionam cada vez mais o sistema. “Por isso há a necessidade de um Plano Municipal de Trânsito e Transporte Urbano”, conclui o parlamentar.

Imagem da Notícia