João Elias e Curumim querem organizar Comissão de Acompanhamento Legislativo
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
18 de janeiro de 2013
Os vereadores João Elias e Curumim estiveram reunidos em São Paulo, no último dia 16, com o arquiteto, católico, político e ativista social brasileiro, Chico Whitaker. O propósito da reunião foi angariar conhecimentos para a formação de uma comissão de acompanhamento legislativo na Câmara Municipal de Botucatu.
Conhecido do Vereador João Elias desde 1988, Chico Whitaker é membro da CBJP – Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo ligado a CNBB [ Conferência nacional dos Bispos do Brasil ], foi vereador pelo PT em São Paulo no período de 1989 a 1996. Esteve exilado na França e no Chile no período de 1966 a 1989 onde trabalhou como pesquisador e orientador para o Comitê Católico contra a Fome e também na UNESCO.
Whitaker é ainda um dos fundadores do MCCE – Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, sendo um dos mentores da Lei 9.840, de iniciativa popular, que já cassou mais de mil políticos eleitos, de vereador a senador.
O ativista político e social ajudou também a organizar o Fórum Social Mundial, do qual é membro do Conselho Internacional e, em 2006, recebeu o Prêmio Nobel alternativo por sua luta a favor da Justiça Social.
Os vereadores procuraram o ativista para solicitar colaboração na implementação da comissão de acompanhamento legislativo na Casa de Leis de Botucatu uma vez que Whitaker idealizou a mesma comissão na Câmara Municipal de São Paulo durante sua atuação como vereador.
Para João Elias e Curumim é importante contar com a ajuda e orientação de um ativista político do porte de Chico Whitaker. “Whitaker tem um currículo de atividades invejável e pode nos assessorar a implantar uma comissão de acompanhamento legislativo em Botucatu. Sua experiência nos será de grande valor. Nós estamos dando o pontapé inicial para desenvolver a comissão, mas estaremos conversando com os demais vereadores para que eles também possam abraçar a causa”, colocam.
A Comissão de Acompanhamento Legislativo seria formada por um grupo de pessoas da sociedade civil que teriam a tarefa de acompanhar todos os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores da Câmara Municipal de Botucatu. De acordo com os vereadores, a idéia é incentivar a participação da sociedade e despertar seu interesse nas ações do Poder Legislativo.
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011