Reunião Pública discute custos operacionais do PL dos Resíduos Sólidos

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

12 de novembro de 2012

Imagem de capa da Notícia

Executivo, Legislativo, entidades da área de meio ambiente e movimentos da sociedade civil participaram de Reunião Pública que debateu custos operacionais do Projeto de Lei nº 034/2012, que autoriza o Poder Público a delegar o serviço de coleta e manejo dos Resíduos Sólidos por meio de concessão.

O encontro, idealizado e presidido pelo vereador Dr. Bittar [PCdoB], foi realizado na Câmara Municipal de Botucatu, ocorreu na sexta-feira [9] e contou com a presença dos vereadores Malagutte [PSB], Professor Gamito [PT], Reinaldinho [PR], Abelardo [PSD], Fontão [PSDB], Lelo Pagani [PT] e Curumim [PSDB].

A Reunião Pública teve início com a apresentação do secretário Municipal de Meio Ambiente, Layre Colino Júnior, acerca dos aspectos principais do Projeto. O titular da pasta também respondeu aos questionamentos realizados pelos parlamentares botucatuenses e pelos membros da comunidade local.

Entre os principais tópicos da discussão esteve a análise sobre os valores estimados dos custos operacionais do Projeto de Lei nº 034/2012, informados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Também esteve em pauta a relação custo/benefício da manutenção do modelo de aterro sanitário para o manejo dos resíduos sólidos em Botucatu e a possibilidade de implantação de novas tecnologias, como a queima do lixo urbano para produção de eletricidade – que ainda não está licenciada pelos órgãos competentes do Estado de São Paulo.

Outra temática levantada nos debates diz respeito à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis. Sobre isso, a maior preocupação relatada se referiu a possíveis perdas por parte desses trabalhadores. Porém, o representante do Executivo, Layre Colino, afirmou que a Cooperativa será beneficiada, já que o Projeto preveria que a empresa concessionária do serviço faria a coleta dos materiais recicláveis e os entregaria à Cooperativa.

Por fim, a possibilidade de a operação do manejo dos resíduos sólidos do Município ser realizada pela própria Prefeitura foi trazida à tona. Esse aspecto foi bastante controverso, gerando debate.

 

Votação

 

O Projeto de Lei nº 034/2012 voltará para apreciação do Plenário da Câmara Municipal de Botucatu na segunda-feira [19], a partir das 20h, na sede do Legislativo local – Praça Comendador Emílio Pedutti, nº 112, Centro. Na oportunidade, para aprovação, é necessário que o PL receba 8 votos favoráveis, dos 11 possíveis. Caso isso não ocorra, o projeto será rejeitado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Botucatu.

Foto: André Luís Lourenço/CMB

Imagem da Notícia