Trigo debate demandas de pessoas com deficiência nas áreas de Educação e Transporte

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

30 de outubro de 2012

O vereador Carlos Trigo [PT] se mostrou atento a demandas de pessoas com deficiência nas áreas de Educação e Transporte Coletivo. As temáticas foram debatidas na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu.

No requerimento nº 881/2012, o parlamentar solicita que o Poder Executivo Municipal ofereça, no período noturno, cursos de capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais [Libras] aos professores do ensino infantil e fundamental das escolas municipais. O pedido é extensivo às demais pessoas interessadas, uma vez que tal ação traria aspectos positivos no tocante à inclusão social e à integração educacional dos alunos com deficiência auditiva.

Ainda no campo da Educação inclusiva, no requerimento nº 879/2012, Trigo sugere a possibilidade de a Escola Municipal de Educação Especial "Professora Nair Peres Sartori" passar a funcionar em período integral, aumentando a qualidade e a intensidade do ensino das pessoas com deficiência atendidas pela unidade.

Já em relação ao transporte Coletivo, no requerimento nº 880/2012, o vereador solicita a implantação do Sistema de Sinalização Eletrônica entre Deficientes e Meios de Transportes em Botucatu. Conforme Carlos Trigo, o sistema foi concebido com o objetivo de possibilitar que pessoas com deficiência visual tenham acesso aos serviços de transporte público de forma autônoma e segura. Isso porque, o sistema permite que essa população possa, através de um transmissor de rádio-frequência portátil, solicitar autonomamente o embarque na linha de ônibus desejada, desde que os veículos estejam equipados com o aparelho receptor do sistema.

Por fim, no requerimento nº 878/2012, Carlos Trigo solicita a construção de uma praça dotada de toda a infraestrutura básica em área localizada em frente à residência n° 49 da Rua Prof. Naul Antonio Buchignani, localizada no bairro Altos do Paraíso. Entre as benfeitorias destacadas estariam iluminação, bancos, lixeiras e um projeto paisagístico que leve em conta o plantio de várias espécies de árvores e a presença de jardins.

O Poder Executivo possui 15 dias para responder aos questionamentos apresentados pelo vereador Carlos Trigo [PT] na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu

Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Botucatu.