Lelo Pagani empreende debate sobre melhorias no trânsito e na mobilidade urbana

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

15 de maio de 2012

Melhorias no trânsito e nas condições de mobilidade urbana foram o temas do debate empreendido pelo vereador Lelo Pagani [PT] na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu.

No requerimento nº 412/2012, o parlamentar solicita ao Executivo a possibilidade de instalação de bicicletários e paraciclos em locais de grande fluxo de pessoas. No documento, o vereador ainda aponta a necessidade de criação de uma política de incentivo direcionada para o uso da bicicleta como meio de transporte na Cidade, por meio da construção de mais ciclovias.

No mesmo sentido, no requerimento nº 413/2012, Lelo Pagani sugere ao Executivo a implantação do Programa de Infraestrutura para a Mobilidade Urbana [Promob]. Trata-se de um programa do Governo Federal que tem por objetivo apoiar intervenções viárias que promovam a melhoria da mobilidade urbana, ampliando a acessibilidade das pessoas através da implementação de projetos de infraestrutura urbana que visem o desenvolvimento dos sistemas de transporte público coletivo e de transporte não motorizado [passeios e ciclovias]. A é a promoção da integração entre os modos e os preceitos da acessibilidade universal.

Já no requerimento nº 414/2012, o parlamentar aponta a necessidade de colocação, nos abrigos dos pontos de ônibus coletivos, em local visível, placas indicativas com linhas e horários. A ideia é facilitar o deslocamento dos usuários do transporte coletivo.

Outra sugestão protocolada pelo vereador Lelo Pagani, por meio do requerimento nº 415/2012, se refere à possibilidade de o Poder Executivo criar cargos de Agentes de Trânsito, que, segundo o § 4º do artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro, poderia ser servidor civil, estatutário, ou celetista ou, ainda, policial militar designado pela autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via no âmbito de sua competência. A ideia é a de melhorar o trânsito caótico observado atualmente em Botucatu, sobretudo nos horários de pico em frente às escolas da Cidade.

O Poder Executivo local tem 15 dias para responder aos questionamentos apresentados pelo vereador Lelo Pagani [PT] na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Botucatu.