Carlos Trigo defende implantação de mais de semáforos sonoros no Centro da Cidade

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

20 de abril de 2012

Imagem de capa da Notícia

Com o objetivo de proporcionar mais acessibilidade e segurança às pessoas com deficiência visual, o vereador Carlos Trigo [PT] defende a implantação de mais semáforos sonoros em cruzamentos do Centro da Cidade.

Neste contexto, o parlamentar irá apresentar requerimento [nº 310/2012] na próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, solicitando ao Executivo local a colocação de semáforos sonoros em dois importantes cruzamentos – Rua João Passos com a Rua Moraes de Barros e Rua João Passos com Rua Visconde do Rio Branco.

Carlos Trigo argumenta que os dois locais apresentam fluxo intenso de pedestres e veículos, sobretudo em função de esses cruzamentos estarem próximos ao principal corredor comercial de Botucatu – a Rua Amando de Barros.

Além disso, o parlamentar aponta que a implantação dos equipamentos não ocasionaria grandes dificuldades à Secretaria competente. “Esse locais já contam com semáforos convencionais e com parte dos postes que seriam necessários, inclusive alguns com fiação interna, o que facilitaria a instalação”, ressalta.

Trigo afirma que a necessidade de implantação de semáforos sonoros segue tendência de autonomia da população botucatuense com deficiência visual. “Hoje, é possível perceber que muitos deficientes visuais têm saído de suas casas para trabalhar, passear, fazer compras, entre outras atividades”, coloca. “E o Poder Público precisa acompanhar esse movimento, proporcionando acessibilidade, segurança e possibilidade de mobilidade a esse público”, destaca.

Caso o requerimento nº 310/2012 seja aprovado em Plenário na próxima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, o Executivo terá 15 dias para responder aos questionamentos protocolados.

 

Luta antiga

O vereador Carlos Trigo [PT] tem trabalhado pela implantação de semáforos sonoros na Cidade desde seu primeiro mandato [2001-2004], sempre com objetivo de proporcionar acessibilidade e segurança às pessoas com deficiência visual.

O primeiro requerimento que apresenta essa demanda é datado de 2002. Ao longo de suas 3 legislaturas, o parlamentar apresentou 20 solicitações no mesmo sentido, com ênfase a cruzamentos localizados no Centro da Cidade e nas proximidades de unidades escolares.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Botucatu

Foto: André Luís Lourenço/CMB

Imagem da Notícia