Bittar propõe alteração no Plano Diretor e criação de Grupo de Análise sobre zoneamento
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
27 de março de 2012
O vereador Dr. Bittar [PCdoB] apresentou dois requerimentos na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu ligados à temática do zoneamento urbano na Cidade.
No requerimento nº 235/2012, o parlamentar solicita ao Executivo a alteração de dois artigos da Lei Complementar nº 483/2007, que dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Botucatu.
Na proposta do vereador, seria incluída a frase “ruas e avenidas no estudo de impacto de vizinhança” à redação do artigo 150. Já ao artigo 138 do Plano Diretor seria incluída a necessidade de “Estudos de Impacto Ambiental” para projetos de loteamento, parcelamento do solo, expansão da zona urbana e mudança do uso do solo rural para urbano.
O objetivo das alterações seria o de auxiliar o Poder Público local no processo de decisão para emissão de licenças ou alvarás de construção, reforma ou funcionamento, facultando à sociedade o conhecimento sobre a amplitude e tipo de impactos.
No mesmo sentido, no requerimento nº 247/2012, o vereador Dr. Bittar solicita a criação e formalização do Grupo Interdisciplinar de Análise, a ser composto por membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado de Botucatu, do Conselho de Planejamento e Orçamento, da Procuradoria Geral, e das secretarias municipais e instâncias de controle social afins aos tipos de impacto e tipos de atividade que serão desenvolvidas na obra.
Segundo o parlamentar, a criação do Grupo Interdisciplinar de Análise está prevista no artigo 164 do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Entre as atribuições do órgão estaria a emissão de pareceres nos seguintes aspectos: a] projetos de parcelamento do solo em geral; b] empreendimentos de conjuntos habitacionais, comerciais e de prestação de serviços; c] empreendimentos em sistema de condomínio; d] empreendimentos de interesse social, e terá também, atribuições com relação ao uso e ocupação do solo, analisar e emitir parecer sobre: a] a implantação de atividades classificadas como incômodas e o estabelecimento de medidas mitigadoras; b] empreendimentos de impacto; c] os Planos de Urbanização das Zonas Especiais; d] acompanhamento, fiscalização e aplicação de penalidades em virtude do descumprimento da lei estabelecida.
O Poder Executivo local tem 15 dias para responder aos requerimentos apresentados pelo vereador Dr. Bittar [PCdoB] na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Botucatu
Notícias Relacionadas
Abelardo cobra solução para vazamento da Sabesp na Avenida Júlio Vaz de Carvalho
21 de julho de 2011
Professor Nenê discute aluguel de prédios, pavimentação asfáltica e melhorias em praça
21 de julho de 2011