Lelo Pagani visita Estação e debate revitalização com ferroviário aposentado autor de maquete

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

17 de fevereiro de 2012

Imagem de capa da Notícia

O vereador Lelo Pagani [PT] realizou uma visita à antiga Estação Ferroviária de Botucatu, na quinta-feira [16]. O objetivo foi o de conhecer uma maquete produzida pelo ferroviário aposentado Jayro José Santos e discutir as necessidades de revitalização do patrimônio histórico.

De acordo com o parlamentar, o ex-ferroviário elaborou uma maquete que representa, com bastante realismo, as instalações da antiga Estação Ferroviária de Botucatu. Entre os prédios reproduzidos estão o prédio da Estação, Administração, Barracões de armazenagem, mecânica dos trens, além da topografia e túneis característicos.

Segundo Pagani, o ex-ferroviário afirma que maquete começou a ser produzida há vinte anos e há quase seis que está guardada, sem nenhum cuidado, nas instalações do antigo prédio da Estação Ferroviária.

O vereador enfatiza que o trabalho e a preocupação do ex-ferroviário demonstra a importância que o complexo ferroviário representa para Botucatu. “Mas demonstra, também, a emergência de lutarmos pela revitalização desse espaço e pela preservação das memórias da Ferrovia”, completa.

A expectativa de Pagani é que a maquete possa integrar um futuro museu ferroviário, a ser instalado na Estação após sua revitalização. “Temos um espaço privilegiado e praticamente pronto, guardada a necessidade de revitalização, para implantação de um museu capaz de preservar as histórias da Ferrovia e dos ferroviários”, destaca.

O parlamentar também percorreu algumas instalações do complexo ferroviário. “A estrutura parece estar em bom estado, necessitando apenas de algumas reformas para conseguirmos resgatar o patrimônio, que é grande orgulho dos botucatuenses”, coloca.

Neste contexto, o vereador Lelo Pagani [PT] relata que irá apresentar um requerimento solicitando providências em relação à revitalização do complexo ferroviário e a implantação de um museu da Ferrovia na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu do dia 27 de fevereiro. “Minha intenção não é a crítica, mas enfatizar a necessidade de atuação do Poder Público nesse caso, colocando-me à disposição para contribuir no que estiver ao meu alcance”, finaliza.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Botucatu.

Foto: André Luís Lourenço/CMB

Imagem da Notícia