Por já ter atuado por muitos anos no atendimento emergencial de acidentes dos mais variados tipos é que o vereador Sargento Laudo [PP] que atuou na Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros busca por meio de uma ação, oferecer noções básicas para gestantes com relação aos acidentes mais comuns com crianças recém-nascidas. O pedido é para que o município contribua com informações e orientações.
O requerimento, que acabou sendo aprovado pela unanimidade dos demais vereadores, foi direcionado ao atual secretário municipal de Saúde, Dr. André Gasparini Spadaro, pedindo para que o mesmo analise cuidadosamente e informe ao Poder Legislativos sobre a possibilidade de viabilizar, por meio das equipes de profissionais que atuam nas unidades de saúde de Botucatu, orientações a gestantes sobre prevenção de acidentes e noções de primeiros socorros a recém-nascidos.
De acordo com o requerimento, tal medida poderia ser viabilizada pelas equipes das unidades de saúde do município, em sua área de atuação com o objetivo de capacitar a futuras mães a serem aptas a reconhecerem sinais e sintomas de gravidade, bem como orientar a forma de acionar o serviço de emergência adequado e a realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a vítima seja atendida por equipe especializada.
Experiente no tema, o legislador destaca a importância do conhecimento. “É de extrema importância que gestantes, durante o pré-natal, recebam orientações ou tenham acesso a cursos de primeiros socorros a recém-nascidos. A gente sabe que o tempo é um grande agravante em casos extremos e por vezes, o socorro demora minutos que podem ser fatais até a chegada da viatura. O conhecimento básico das mães e familiares pode ser determinante em casos de problemas corriqueiros, como engasgamentos com alimentos ou brinquedos”, justifica Sargento Laudo.