As buscas por alternativas para o fomento do mercado de trabalho na cidade fizeram com que o vereador Paulo Renato [PSC] utilizasse seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para solicitar por meio de requerimento, a criação de cursos profissionalizantes na área da construção civil. O pedido foi apresentado e aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
O documento foi encaminhado ao prefeito municipal, Mário Pardini, ao diretor de Unidade de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial [SENAI] DE Botucatu, Fábio Rocha da Silveira, à diretora da Escola Técnica “Dr. Domingos Minicucci Filho - Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza", Miyoko Inoe, solicitando a possibilidade de viabilizarem cursos profissionalizantes, em especial na área de construção civil, com o objetivo de expandir o desenvolvimento deste setor em nosso município.
De acordo com o documento, Botucatu está em pleno desenvolvimento econômico devido ao investimento de empresas de diversos ramos e para acompanhar a demanda do mercado, é imprescindível o investimento na capacitação de mão de obra especializada. Contudo, a maioria dos cursos oferecidos pelas escolas profissionalizantes como no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial [SENAI] e nas Escolas Técnicas são voltados em sua grande maioria para a construção automotiva.
O vereador acredita que a criação de cursos profissionalizantes nesse sentido seria de grande valia para o município. “Existe uma necessidade de ampliar a gama de cursos oferecidos, de modo a abranger a todas as áreas de atuação das empresas do município e, ainda, que a Administração Pública, levando em conta o potencial de nosso município, poderia estudar a possibilidade de oferecer cursos profissionalizantes na Universidade do Trabalhador – UNIT, abrangendo essas áreas objetivando expandir ainda mais o desenvolvimento”, explica Paulo Renato.