Ouvir a Notícia
O vereador Dr. Bittar [PCdoB] focou sua atuação na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu na defesa pela implantação de um Programa de Modernização do Cadastro Imobiliário Municipal, vinculado diretamente ao Grupo Especial de Assessoria em Projetos e Obras [Geapro], da Secretaria Municipal de Planejamento.
A reivindicação foi apresentada por meio do requerimento nº 1062/2011. De acordo com o parlamentar, geoprocessamento compreende atividades de aquisição, tratamento e análise de dados sobre a Terra, no caso o município de Botucatu. “Para isso, são envolvidas uma série de tecnologias para a coleta de imagens da superfície da Cidade, além do processamento e da análise desses dados, em forma de mapas digitais”, relata.
Dr. Bittar [PCdoB] aponta que entre as aplicações possíveis desse novo sistema está a vinculação aos dados utilizados para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano [IPTU]. “Ou seja, a partir do momento em que for viável comparar o registro à imagem aérea de cada imóvel, será possível descobrir, por exemplo, inconsistências”, coloca.
Assim, defende o parlamentar, a implantação de um Programa de Modernização do Cadastro Imobiliário Municipal também se relaciona com a criação da planta genérica de valores [PGV] digital como instrumento importante para melhorar a fonte de recursos, influindo na cobrança do IPTU.
Por fim, conclui o vereador Dr. Bittar, a implantação de um programa nos moldes relatados auxiliaria na modernização da Administração Municipal, estabelecendo-se, assim, um modelo de excelência na gestão do município.
O Executivo Municipal tem 15 dias para responder aos requerimentos apresentados pelo Dr. Bittar [PCdoB] na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu
Publicado em: 18 de outubro de 2011
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara