Buscando uma alternativa educacional para uma questão que está diretamente ligada a dezenas de famílias que residem no município, o vereador Abelardo [MDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para solicitar, por meio de requerimento, a construção de uma escola para crianças com Síndrome de Down. O pedido foi aprovado pelos demais legisladores.
O documento produzido por Abelardo foi encaminhado ao prefeito municipal, Mário Pardini, solicitando que o chefe do Poder Executivo analise a questão e informe sobre a possibilidade de que o município evolua no tema apresentado, efetivando ou não a construção de uma escola especial estruturalmente preparada para atender a crianças e jovens portadores da Síndrome de Down.
De acordo com o requerimento, a Síndrome de Down é um distúrbio genético causado quando uma divisão celular anormal resulta em material genético extra do cromossomo 21. Ainda de acordo com o contido no texto, programas de intervenção precoce com uma equipe de terapeutas e educadores especiais, que podem tratar a situação específica de cada criança, são úteis no tratamento da síndrome de Down.
Para o vereador, um investimento grandioso. “É de extrema importância que nosso município possa desenvolver políticas públicas para estas pessoas que são especiais, pois estes necessitam de acompanhamentos mais amplos e entende-se que, para promover o desenvolvimento psicológico, é necessário que, além do aparato pedagógico, se tenha o acompanhamento de outras ações”, justifica Abelardo.